O Portal de notícias de Porto Seguro

Chuva alaga ruas, invade casas, deixa moradores ilhados e desabrigados em cidades da Bahia

0

Um temporal provocou alagamentos e causou transtornos na cidade de Wanderley, no oeste da Bahia, na noite de quinta-feira (25/01). De acordo com a prefeitura, pelo menos 50 famílias estão desabrigadas e desalojadas.

Em imagens feitas por moradores é possível ver muitos pontos de alagamentos, pontes interditadas, idosos sendo carregados, além de pessoas sendo transportadas em uma pá carregadeira e barcos improvisados.

Equipes do Corpo de Bombeiros da cidade de Barreiras, também no oeste do estado, foram encaminhadas para o município de Wanderley na manhã desta sexta-feira (26/01). Os agentes precisaram levar botes e outros materiais de resgate.

De acordo com a prefeita de Wanderley, Fernanda Sá Teles, a cidade vive um momento de calamidade grande devido às chuvas. O centro da cidade também teve grande acúmulo de água e o riacho Tijucuçú transbordou. Não foi informado a quantidade de chuva registrada no município.

Além disso, as estradas estão totalmente danificadas e parte da população ficou ilhada. As pessoas desabrigadas e desalojadas estão sendo levadas para o Colégio Municipal Isaias Silva.

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município registra estado laranja de perigo de chuvas intensas. A previsão é de que o clima continue com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura pode atingir os 28ºC.

Chuva no Oeste

De acordo com o Inmet, fortes chuvas atingem diversos municípios no oeste do estado. Em Ibotirama até o momento, foram registrados 109,6mm nas últimas 24h.

Em outras cidades como Luís Eduardo Magalhães foram apontados 67,6mm, em Barreiras 58,6mm e em Bom Jesus da Lapa 32,6 mm.

Ainda segundo o instituto, a previsão de chuva nessa região continue até a próxima semana.

Chuva em Porto Seguro

Embora fraca, as pancadas de chuva tem sido frequentes no município. Desde a madrugada de sexta feira as chuvas se intensificaram. Parte do muro do Estádio Agnaldo Bento, no centro da cidade, não resistiu ao volume da chuva e desmoronou. Neste sábado, (28/01), a chuva não deu trégua.

Chuva em Ilhéus

O impacto da chuva também preocupa a população em Ilhéus, no sul da Bahia. Com o aumento do nível do Rio Cachoeira, a água subiu aproximadamente seis metros na zona rural do município e quatro metros no centro da cidade.

Segundo a Defesa Civil local, cerca de 150 milímetros de chuva foram registrados em Ilhéus desde segunda-feira (22). O órgão pede atenção especial às pessoas que vivem em comunidades ribeirinhas.

⛈️ Chuva em Medeiros Neto

Em Medeiros Neto, já no extremo sul do estado, a situação também é de alerta. O Rio Alcobaça, que corta a cidade, subiu quatro metros.

Com isso, ruas no centro do município ficaram alagadas. As famílias atingidas precisaram deixar suas residências.

De acordo com a TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, choveu cerca de 150 milímetros nas cabeceiras do rio, o que aumenta o risco de enchentes.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.