O Portal de notícias de Porto Seguro

Projetos de ciências do CIEPS-Porto Seguro são selecionados para a 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia

0

O projeto Feira de Ciências da Bahia (FECIBA) foi idealizado em 2010 pelo Instituto Anísio Teixeira – IAT com o objetivo de estimular a relação ensino-aprendizagem e fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento nas escolas estaduais da Bahia. A base do projeto é estruturada na pesquisa como ferramenta que busca integrar todos os componentes curriculares e com isso promover o estudo interdisciplinar e lúdico.

A Feira de Ciências da Bahia se insere, através do Programa Ciência na Escola, na política pública estadual de Educação de valorização do estudante, que deve ser um sujeito portador do direito à Educação Científica, a ter acesso ao patrimônio da Humanidade nas Artes, nas Ciências e na Cultura, a ter um aprendizado significativo, que o insira no mundo contemporâneo, científico e tecnológico.

 

Dessa forma, o Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (CIEPS) participará da 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (10ª FECIBA).

O CIEPS nas suas aulas e oficinas de química com a professora Leinah Silva Souza e os estudantes: Guilherme Dias, Felipe Fragas, Laila Almeida, Daniel Carlos Rocha, Jailson Souza e Rayssa Vilas (estudantes que irão representar os trabalhos realizados em conjunto com outros colegas), produziram três projetos que foram selecionados para a segunda etapa estadual que será realizada em Lauro de Freitas entre os dias 08 e 10 de novembro. O primeiro projeto é o de Hidratante artesanal com alfazema azul; o segundo, Biofilme com extrato de brócolis e o terceiro, Composteira doméstica. O hidratante corporal artesanal foi elaborado a partir da produção do extrato glicólico e óleo de infusão de alfazema azul em conjunto com extrato glicólico de “aloe vera” pelos estudantes com o intuito de desenvolverem um produto passível de empreendimento. Quanto ao biofilme, os estudantes elaboraram um revestimento com materiais de baixo custo para avaliarem o aumento de tempo de prateleira de frutas. Por fim, a elaboração da Composteira doméstica foi feita com a finalidade de reaproveitar alguns resíduos orgânicos e auxiliar na Horta da escola para melhorar a nutrição do solo, e, consequentemente, se obter produtos com mais nutrientes. Estes três projetos abrilhantarão a FECIBA que será um momento de engajamento das escolas a partir de uma perspectiva de incentivo aos nossos professores e estudantes que desenvolvem o fazer pedagógico científico de maneira reflexiva, crítica e criativa.

Texto elaborado pelo CIEPS e reproduzido

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.