Mulheres de Porto Seguro brilham na etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
O empreendedorismo feminino do Extremo Sul da Bahia ganhou destaque na etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, realizada no Centro de Convenções Salvador, na última quinta-feira (28/08). Porto Seguro se destacou com vitórias expressivas, consolidando a força das empreendedoras da região.
A grande vencedora na categoria Ciência e Tecnologia foi a empresária Marina Moterle, da cleantech Brasil Preserva. A jovem empreendedora e cidadã planetária, Marina Moterle. Depois de rodar o mundo fotografando resíduos, fundou a Brasil Preserva, uma cleantech que utiliza recursos biodegradáveis que iriam para o lixo como matéria-prima para criar produtos que substituem o plástico virgem.
Reconhecida pelo uso de resíduos biodegradáveis na substituição do plástico virgem, Marina emocionou a plateia ao dedicar o prêmio a todas as mulheres que “resistem e abrem caminhos, mesmo diante das dificuldades”.
Na categoria Microempreendedora Individual (MEI), Olímpia Gomes, da escola Fluency in English, também de Porto Seguro, conquistou a medalha de ouro e agora representa a Bahia na etapa nacional.
““Há alguns anos havia apenas um sonho: fazer com que o inglês deixasse de ser um privilégio e passasse a ser um direito acessível para todos(as). Eu acreditava, e ainda acredito que a língua que abre portas também pode abrir consciências”, explicou a fundadora da Fluency in English, escola de idiomas em Porto Seguro, Olímpia Gomes.
Já na categoria Produtora Rural, a região ocupou todo o pódio, com ouro para Juliana Dória, da Agroindústria Bom Sossego (Porto Seguro), além das medalhas de prata e bronze para empreendedoras de Medeiros Neto.
Ao todo, o Extremo Sul levou 9 finalistas à etapa estadual e garantiu 5 premiações, reafirmando a potência do empreendedorismo feminino local. Para o Sebrae, o feito é motivo de orgulho e inspiração. “Essas mulheres elevam o nome da nossa região e mostram ao mundo a força transformadora do empreendedorismo feminino”, destacou o gerente regional Alex Brito.
A gestora de projetos do Sebrae em Porto Seguro, Thamyris Maciel, que acompanhou de perto cada empreendedora, descreveu a alegria deste momento. “Hoje, celebramos não apenas as premiadas, mas todas aquelas que acreditam, persistem e principalmente não desistem, continuando a escrever páginas de transformação no empreendedorismo feminino. É uma alegria imensa fazer parte dessa construção coletiva”, reconheceu Thamyris.
Por Informações: Sebrae/ Milka Morais para ML Comunicação