Candidatos iniciam provas do CNU em mais de 3 mil locais do país
Milhões de concurseiros fazem, neste domingo (18/8), as provas para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Mais conhecido como Enem dos Concursos, o exame ocorre em dois turnos, matutino e vespertino, e em mais de 3 mil locais de 228 cidades brasileiras. Os portões fecharam às 8h30, e a aplicação vai das 9h às 11h30.
Ao todo, 6.640 vagas estão em disputa para órgãos da administração pública federal. Na capital do país, a movimentação de concurseiros nas ruas ficou intensa nas primeiras horas do dia. No Centro Universitário de Brasília (Ceub), na Asa Norte, por exemplo, diversos candidatos se adiantaram e aguardavam pela entrada antes mesmo do horário de abertura dos portões, às 7h30.
Entre eles, estava Nicolly Cardoso Araújo, 17 anos, que chegou às 7h. “Vim cedo, porque fico ansiosa. Eu quis ficar tranquila, tomar um cafezinho. Como me formei ano passado, fui incentivada por minha mãe a prestar concurso. Hoje, vejo ser o que eu quero. Minha expectativa é a aprovação, claro, e estou focada na área administrativa”, comentou a jovem.
Outro que chegou cedo foi o estudante da área de tecnologia da informação (TI) Gustavo Garcia, 20. Confiante, o jovem disse que ficou bastante atraído pelo conteúdo do CNU. “Cheguei com expectativas altas. Essa é uma oportunidade muito boa. São muitas vagas e provas com conteúdo até menor e que tenho afinidade. Estou esperançoso”, disse.
Com bastante tempo de estudos para concurso, Leonardo Oliveira, 22, também demonstrou segurança em participar do exame. “Tenho uma boa bagagem, fiz algumas provas para a área militar. Estou confiante de que tudo dará certo”, afirmou.
Assessora parlamentar Maria Eduarda Krasny, 26, saiu cedo de casa para não fazer parte do grupo de atrasados. “Moro no Varjão [DF]. Algumas amigas e eu nos organizamos, pois cada uma faria a prova em um local diferente. Então, cheguei cedo para não perder o concurso nem virar meme”, brincou.
“Estou confiante e em busca da estabilidade [profissional]. Acho que o Brasil todo teve tempo para se preparar, e esse é um concurso com muitas vagas. É uma boa oportunidade”, completou Maria Eduarda.
Provas e folha de respostas
As provas iniciaram 30 minutos após o fechamento dos portões, no horário de Brasília, e são divididas em blocos. O exame para nível superior ocorre pela manhã e tem 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais, além de uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para nível médio, o exame conta com a mesma quantidade de enunciados do tipo, assim como uma redação.
À tarde, a prova para nível superior tem 50 questões objetivas de conhecimentos específicos. Para nível médio, serão 40 questões objetivas. Nesse turno, o exame ocorrerá das 14h30 às 18h. Em nenhum dos dois períodos os candidatos poderão sair com os cadernos de provas.
Cada candidato recebe um rascunho, que poderá ser usado para anotar as respostas das questões. Contudo, só será possível ficar com esse espelho quem deixar o local de prova nos 30 minutos finais do exame.
Cronograma
O CNU promove uma aplicação conjunta de provas, aos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito de órgãos e entidades da administração pública federal direta.
Inicialmente, o concurso estava marcado para 5 de maio, mas o governo federal reagendou a data do certame, devido aos impactos das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, em abril último.
Confira o calendário do certame:
- Aplicação das provas objetivas e discursiva: 18 de agosto
- Divulgação dos cadernos de provas: 18 de agosto, às 20h
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20 de agosto
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados: 20 e 21 de agosto
- Disponibilização da imagem do cartão-resposta: 10 de setembro
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 8 de outubro
- Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva: 8 e 9 de outubro
- Convocação para o envio de títulos (via upload): 8 de outubro
- Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva: 17 de outubro
- Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência: 17 a 25 de outubro
- Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros: 2 e 3 de novembro
- Procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas: 2 e 3 de novembro
- Resultado preliminar da avaliação de títulos: 4 de novembro
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos: 4 e 5 de novembro
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos: 19 de novembro
- Previsão de divulgação dos resultados finais: 21 de novembro.
- Fonte: Metropole