O Portal de notícias de Porto Seguro

Brasil soma 21 acidentes aéreos nos primeiros 38 dias do ano e registrou 10 mortes

0

Já são 21 acidentes aéreos em 2025. Todos os aviões envolvidos em ocorrências fatais no ano eram de pequeno porte e realizavam atividades de transporte privado ou agrícolas. Ao todo, já se somam 21 acidentes nos primeiros 38 dias do ano. Os dados são do painel do Sipaer (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e foram acessados nesta 6ª feira (7.fev.2025). O site é administrado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.)
O acidente ocorrido na Barra Funda nesta 6ª feira (7.fev.2025), em São Paulo, que resultou na morte de 2 pessoas, ainda não aparece do sistema do Sipaer. O motivo é que o sistema só inclui uma ocorrência depois do Cenipa concluir os primeiros relatórios do acidente. Para o infográfico, o acidente foi incluído na categoria “privada”, como consta nas informações do avião registrado no sistema da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Acidentes com aviões de pequeno porte são os mais comuns no Brasil, especialmente as aeronaves que realizam operações agrícolas como de reconhecimento e pulverização de agrotóxicos. A última fatalidade registrada no painel do Sipaer foi um acidente em voo de reconhecimento agrícola em Cruzília (MG) em 27 de janeiro. No momento do pouso, o avião colidiu com o terreno e 3 pessoas a bordo morreram. O último acidente de operação privada no painel do Sipaer ocorreu em 16 de janeiro. Um helicóptero decolou de São Paulo com 1 tripulante e 3 passageiros. Durante o voo, a aeronave colidiu contra um grupo de árvores e, posteriormente, contra o solo. Dois passageiros morreram.

Aviões privados lideram acidentes

Desde o ano passado, as aeronaves listadas como de atividade privada pelo Cenipa são as que mais se envolveram em acidentes. Ao todo, 71 dos 195 acidentes registrados tiveram aeronaves privadas envolvidas. Foram 71 ocorrências nos últimos 14 meses, que resultaram na morte de 54 pessoas. Os aviões agrícolas são a 2ª categoria com mais acidentes. Foram 68 no período, mas com uma taxa de fatalidade menor (13 mortes). A aviação comercial é a mais fatal por causa do acidente da Voepass em agosto de 2024 que matou 62 pessoas. Nos últimos 14 meses, foram reportados apenas 2 acidentes com aviões comerciais, sendo que apenas o da Voepass registrou vítimas fatais.

Fonte: Poder 360

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.