Porto Seguro ganha seccional da Academia de Letras do Brasil.
A decepção da cerimônia, mas que não afetou o brilho da mesma, foi a ausência das autoridades municipais. Prefeito, secretários, sequer um representante oficial se fez presente.
A ALB (Academia de Letras do Brasil), celebrou nesta sexta-feira, 23/02, no Centro de Cultura da cidade, a entrega de honrarias e medalhas aos novos membros imortais do sul, extremo sul da Bahia e região.
VEJA GALERIA DE FOTOS NO FINAL DO TEXTO!
A cerimônia contou com a presença do presidente nacional da entidade, o filósofo e escritor Dr. Mário Carbajal, e teve na composição da mesa, além do Dr. Mário, os Srs. Átila Borborema, Cleriston Jose Borges, Robsom Ramos, Maira Brito, Miriam Thommy, Cleber Jose Borges, Agnaldo Barbosa e Dra. Dinalva Carbajal, esposa do presidente da entidade.
A abertura do evento ficou por conta da bela apresentação do coral “Clave do Sol” do Instituto Descobrir, dirigido pela maestrina Francis de Holanda, também homenageada na cerimônia.
Em seu pronunciamento, o presidente fez um breve histórico da ALB, como o da sua fundação em 1994, após uma conversa com o presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), o imortal Josué Montello, sobre os propósitos da ALB em ser uma entidade politicamente ativa e adequada para enfrentar adversidades e desafios que a diferenciava da academia “mãe”.
Assim em 2001, a entidade adquiriu personalidade política e jurídica própria, tendo se instalado em diversos municípios do país, e com objetivo de estar presente na grande maioria deles.
A academia distingue seus membros com capas amarelas, usadas pelos correspondentes imortais e que já possuem obras divulgadas como escritores, poetas, trovadores, etc. Capas verdes usadas pelos correspondentes acadêmicos sem publicações, considerados calouros. Capas vinho, usadas pelos embaixadores, representados por pessoas de destaque nas sociedades locais, e empenhados no desenvolvimento cultural da cidade, e capas pretas, destinadas aos presidentes de seccionais.
O presidente da região sul e extremo sul, Dr. Robsom Ramos, declarou em seu pronunciamento que a instalação da seccional de Porto Seguro é um marco na história e na cultura da nossa cidade, solicitou aos moradores que apóiem e prestigiem os autores e escritores locais, e que o grande objetivo da mesma é trazer a cultura e a literatura através de feiras culturais, gincanas literárias e instalação de bibliotecas em bairros carentes.
Esclareceu que para se ingressar na academia e se tornar um imortal é preciso preencher um edital relatando o currículo, obras e publicações editadas.
O presidente da seccional de Porto Seguro, Dr. Cícero Sena, revelando muita objetividade, garantiu a instalação de uma biblioteca brevemente, em bairro a ser definido em reunião com os demais, assim como, marcou uma reunião para o próximo mês no Porto Belo Resort, quando será discutido o estatuto da seccional, cronograma de reuniões, realização de feiras e contatos com livrarias locais para tratar da exposição das obras de escritores regionais.
A decepção da cerimônia, mas que não afetou o brilho da mesma, foi a ausência das autoridades municipais. Prefeito, secretários, sequer um representante oficial se fez presente.
Lamentável que um evento deste porte não chame a atenção das autoridades administrativas local.
A cultura, especialmente em Porto Seguro, por se tratar de uma cidade histórica com forte contexto turístico, exige o respaldo e a participação do poder público, em todos os setores. Sua omissão e descaso são injustificáveis.
Segue abaixo relação dos agraciados e homenageados da noite;
Presidentes de Seccionais: Dr. Igor Saulo Varjão, Dr. Cícero Sena, Wanda Luis Rocha, Bruna Eugênia, Gleudes Pereira Malaquias e Herculano Assis Magnavita.
Embaixadores da Região Sul e Extremo Sul: Lindalva Silva Quitino, Luigi Rotunno, Varenka de Fátima, Brenio Pires, Eliana Barreto.
Membros Fundadores Vitalícios Imortais: Alda Andreia, Alisson Matos, Haroldo Reis, Arnaldo Ferreira, Ciro Barbuda, Francisco Cancela, George Setubal, Gilberto Silva Nunes, Izabel Velasco, João Batista, Marcelo de Oliveira Souza, Márcia Coqueiro Gama, Marluci Sandam, Marivaldo Encarnação Hora, Paulo Barbosa, Rodrigo Pereira e o brilhante e intrépido Romeu Fontana.
Membros Acadêmicos Fundadores Correspondentes: Adriano Pereira de Souza, Andreia Patricia, Cleris Jose, Dalva Meireles, Fabiane Taylor, Kátia Cilene, Ivan do Amaral Passos, John Hebert Ferreira, Lea Lúcia Ferreira, Lucas Ferreira, Luzia Esther, Nadilson Correia, Paqulo Roberto Thaís Veras, Son Ramalho, Verônica de Souza, Ozeas Ferreira da Cruz.
Homenageados:
Solange Nonato, Altair Jose Roberio, Cristina Lacerda, Eujania Oliveira, Jose Nascimento, Wilson Alves Araujo, Fabiane Gomes, Virgínia Setubal, e a maestrina Francis de Holanda
O Jojô Notícias parabeniza aos novos membros da “Ordem de Platão”, confrades e confreiras, e espera o cumprimento do juramento por parte de todos, no sentido de espantar o ceticismo geral, e convencer a sociedade local de que nem tudo está perdido.