Museu da Misericórdia inaugura exposição sobre São Benedito em Porto Seguro

O Museu de Arte Sacra da Misericórdia inaugurou neste sábado, dia 9 de março, a exposição “São Benedito: o santo negro de Porto Seguro”. Instalada na secular Capela de São Benedito, a mostra conta a história do frade negro e da devoção local ao santo franciscano. O acervo exposto é composto por fac-símiles de documentos históricos e de fotografias antigas dos festejos e da igreja, além de três imagens de São Benedito datadas do século XVIII e XIX.

O objetivo da exposição é proporcionar um espaço temporário de valorização da memória da cultura religiosa de Porto Seguro, reconstruindo narrativas, reproduzindo imagens e reafirmando personagens que reivindicam a presença e a participação da população negra na formação da cidade. O curador e coordenador do Museu explica a importância da exposição: “A existência da devoção a São Benedito em Porto Seguro é a comprovação da presença e da contribuição da população negra na formação da nossa sociedade. Historicamente, os santos negros foram instrumentos estratégicos para a Igreja realizar a catequização dos escravizados. Mas a forma como os escravos e os seus descendentes se apropriaram e ressignificaram as virtudes e as atribuições dos santos negros produziram novas narrativas e experiências no campo da religiosidade. E a nossa intensão foi reivindicar exatamente essa outra história que revela como os negros, desde o período colonial, encontraram na devoção a São Benedito um lugar de solidariedade, de sociabilidade e de fé”, afirmou Francisco Cancela.

A exposição é o resultado final de um projeto de pesquisa e extensão financiado pelo Programa Afirmativa da Universidade do Estado da Bahia. A equipe coordenada pelo professor Francisco Cancela foi composta por bolsistas cotistas do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias do Campus XVIII, em Eunápolis, e desenvolveu pesquisa nos arquivos do IPHAN, da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e no Arquivo Público da Bahia, além da análise iconográfica do acervo do Museu de Arte Sacra e de entrevistas com os moradores mais antigos da cidade. A mostra também contou com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Pena e da Veracel Celulose.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 8 de abril de 2019, com visitação das 9h às 14h, todos os dias da semana. A entrada é franca. A Capela de São Benedito fica na Rua Dr. Antônio Ricaldi, no Centro Histórico de Porto Seguro.

Fonte: Museu da Misericórdia de Porto Seguro

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário