O Portal de notícias de Porto Seguro

Sobe para 67 o número de mortos no Texas; 21 são crianças

0

Subiu para 67 o número de mortos nas enchentes provocadas pelas fortes tempestades no Texas, nos Estados Unidos. Desses, 59 foram no condado de Kerr, local mais afetado pelas enchentes. A situação na região pode se agravar porque há previsão de mais chuvas para hoje.

O que aconteceu

“Infelizmente, esperamos que esse número aumente”, disse o vice-governador do Texas sobre a quantidade de mortos. Dan Patrick atualizou o número de óbitos em entrevista à Fox News. Entre as vítimas, estão pelo menos 21 crianças. Quatro corpos de crianças ainda não foram identificados.

Buscas por sobreviventes seguem pelo terceiro dia. Com o passar das horas, no entanto, a chance de achar alguém vivo diminui, de acordo com as equipes de resgate. O número total de desaparecidos continua incerto.

Região do Texas está sob alerta de novas chuvas. De acordo com o Serviço Meteorológico dos Estados Unidos, há possibilidade de tempestades em Austin, San Antonio e áreas vizinhas, com volumes que podem chegar a 250 mm. “Estamos meio saturados agora. Portanto, qualquer quantidade adicional pode causar inundações”, afirmou o meteorologista Jason Runyen ao jornal americano New York Times.

Seis milhões de pessoas estão sob alerta de inundação entre a tarde ou noite de hoje. Com a previsão de mais chuva, o excesso de escoamento pode causar inundações repentinas em áreas baixas, informou o Serviço Nacional de Meteorologia.

Governo do estado acionou socorristas para grupo de 11 meninas desaparecidas. Elas faziam parte de um grupo de quase 750 crianças que participavam do acampamento cristão para meninas Camp Mystic, próximo ao Rio Guadalupe, que transbordou, provocando as enchentes. O governo do presidente Donald Trump acionou a Guarda Costeira e a Agência Federal de Resposta a Desastres.

Trump disse nas redes sociais que o governo federal trabalha com as autoridades estaduais e locais. “Nossa secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, estará lá em breve. Melania e eu estamos rezando por todas as famílias afetadas por esta terrível tragédia. Nossos bravos socorristas estão no local fazendo o que sabem fazer de melhor”, afirmou, citando a primeira-dama.

Busca desesperada

Pais buscam notícias dos filhos nas redes sociais. Familiares compartilharam mensagens desesperadas e imagens das crianças em perfis e grupos online, na tentativa de encontrar informações. Parentes foram a centros de reunião para localizar familiares e também se arriscam nas buscas.

Corpos de quatro meninas, que tinham entre 8 e 9 anos, foram encontrados ontem. Elas estavam no acampamento de Camp Mystic, a colônia de férias funciona há cem anos às margens do rio Guadalupe, que transbordou rapidamente com as chuvas.

As famílias de Renee Smajstrla e Sarah Mars, que tinham 8 anos de idade, confirmaram as mortes nas redes sociais. A mãe de Janet Hunt, 9, informou a morte da filha à CNN. A família de Lila Bonner pediu privacidade em meio ao “luto inimaginável”. As buscas por outras 27 crianças continuam em andamento. Uma das sobreviventes disse à mãe que conseguiu escapar quebrando a janela da cabana onde dormia.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.