Quatro pessoas foram detidas, nesta quarta-feira (2/07), após serem flagradas com armas e munições, no território indígena de Barra Velha, zona de tensão agrária localizada em Porto Seguro, cidade no extremo sul da Bahia.
Segundo a Polícia Federal (PF), o grupo foi encontrado durante um patrulhamento feito por agentes da corporação em conjunto com integrantes da Força Nacional, que têm reforçado o policiamento na área desde abril, por causa dos conflitos por terras entre indígenas e fazendeiros.
Entre os flagranteados, estavam dois adolescentes e dois adultos. Com eles, conforme detalhou a PF, foram encontradas:
- 1 pistola 9mm com numeração raspada;
- 1 pistola calibre .380, também com numeração raspada;
- 198 munições calibre 9mm;
- 135 munições calibre .380;
- 23 munições calibre .44;
- 27 munições calibre 5.56 deflagradas;
- 1 munição calibre 12;
- 1 munição calibre .22;
- 1 munição calibre .32;
- 2 carregadores alongados calibre 9mm com capacidade para 31 disparos cada;
- 4 carregadores calibre .380;
- 1 coldre de pistola 9mm na cor bege;
- 1 balaclava camuflada.
- O material e os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Porto Seguro, onde o caso foi registrado e os envolvidos autuados.
- A PF será responsável por conduzir as investigações que apurarão a origem do armamento, possíveis conexões criminosas e demais circunstâncias relacionadas à ocorrência.
Reforço policial
Os agentes da Força Nacional de Segurança Pública enviados pelo Governo Federal chegaram a Porto Seguro no dia 28 de abril. Segundo o Ministério da Justiça, o grupo permanecerá no município por 90 dias.
O anúncio da chegada dos agentes foi feito no dia 17 do mesmo mês, dois dias antes da data em que foi celebrado o Dia dos Povos Indígenas.
Fonte: G1 Bahia