A partir de hoje, o beneficiário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode consultar, com todos os detalhes, quais são os valores que são descontados do contra cheque por associações, e notificar o órgão se algum dinheiro está sendo indevidamente cobrado.
Essa é a terceira etapa do plano do INSS para ressarcir aposentados e pensionistas que tiveram descontos feitos de forma ilegal por diversas associações, após a situação ter sido descoberta pela Polícia Federal durante um inquérito. A previsão é que os valores comecem a ser pagos a partir de 26 de maio, segundo estimativa do INSS ao UOL.
O que aconteceu
9,4 milhões de pessoas tiveram dinheiro descontado do benefício com “mensalidade associativa”, segundo balanço do INSS. No entanto, alguns dos descontos eram irregulares e a fraude foi descoberta pela Polícia Federal após investigações. Essa contribuição seria paga para que aposentados e pensionistas façam parte de uma associação, sindicato ou entidade de classe – mas muitas dessas associações eram apenas de fachada.
Ontem, beneficiários que tem algum desconto na folha de pagamento já foram notificados, o que inclui os débitos autorizados pelos segurados. Na semana passada, beneficiários que não tiveram dinheiro descontado irregularmente receberam mensagens de que tudo estava regular. Segundo o INSS, 27 milhões de pessoas “não possuem e nunca possuíram qualquer desconto em folha de origem associativa”.
Como consultar os descontos?
Baixar o aplicativo: Meu INSS
Após o login, a página principal do aplicativo mostra uma tela com alguns serviços básicos. Na barra azul superior, é possível ver o ícone de notificações (o sino circulado em amarelo na imagem). É ali que vai vir a notificação se você tem direito ao ressarcimento ou não. A partir daí, é necessário aguardar as instruções que vão ser passadas por meio do app.
Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/05/14/ressarcimento-inss.htm
Fonte: UOL Notícias