O Portal de notícias de Porto Seguro

Trancoso tem seu dia de Tróia: Equipamento doado como Raio X foi revelado como Ultrassom.

0

A população de Trancoso, que chegou a comemorar a chegada de um equipamento de Raio X para a Unidade de Urgência e Emergência de Trancoso, distrito de Porto Seguro, ficou profundamente decepcionada ao descobrir que o aparelho recentemente doado, acreditado ser um Raio X, na verdade era um equipamento de Ultrassom.

A notícia da doação de um Raio X para a Unidade citada acima havia se espalhado rapidamente pela comunidade, gerando grande entusiasmo e expectativa entre os moradores. Afinal, a falta desse importante recurso médico vinha sendo uma reivindicação recorrente da população local há anos.

O viés político da doação ficou caracterizado no açodamento da operação. Além de não ter havido comunicação à gestão local, até o recebimento do aparelho foi ilegal, sem funcionário habilitado para tal e a quem caberia a responsabilidade pela conferência e integridade do patrimônio.

 

Entretanto, quando as autoridades de saúde finalmente abriram a caixa com o suposto Raio X, ficaram surpresos ao constatar que se tratava, na verdade, de um aparelho de Ultrassom. A frustração e a descrença tomaram conta dos presentes, que se sentiram como a população de Tróia ao receber o famoso “presente” deixado pelos gregos.

“Estávamos tão ansiosos por finalmente termos um Raio X aqui na USB. Quando soubemos da doação, ficamos muito felizes. Mas agora, descobrir que é apenas um Ultrassom, é uma grande decepção”, uma ação eleitoreira e oportunista, lamentou uma moradora de Trancoso, que não quis se identificar.

De acordo com as autoridades, o equipamento de Ultrassom, embora de última geração e de ser também uma importante ferramenta médica, não atende às necessidades mais urgentes da comunidade em relação aos serviços de imagem. Muitos pacientes precisam se deslocar para outras cidades para realizar exames de Raio X, o que gera custos e dificuldades de acesso à população.

“Entendemos a frustração da comunidade. Estamos empenhados em encontrar uma solução para este problema e viabilizar a aquisição de um equipamento de Raio X para a USB o mais rápido possível”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Paulinho Toa Toa.

Enquanto isso, a população de Trancoso se questiona: como confiamos numa ex-gestora que, quando prefeita recebeu a doação de aparelhos de Raios X ultramodernos e, em mais de dois anos, permaneceram encaixotados, sem nunca serem instalados? “Será que a ex-prefeita pensa em vencer a ‘batalha de Porto Seguro’ com a estratégia do Grego Ulisses em Tróia”, comentou outro morador.

veja o vídeo abaixo:

O tão sonhado Raio X na Unidade de Saúde Básica de Trancoso virá, de verdade, com planejamento e sem engodos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.