A Imperatriz Leopoldinense é a nova campeã do Carnaval do Rio de Janeiro-2023
Com o samba-enredo O Aperreio do Cabra que o Excomungado Tratou com Má-Querença e o Santíssimo não deu Guarida, a escola de samba conquistou 269,8 pontos na avaliação dos jurados e levou a melhor neste ano.
Em entrevista à TV Globo, a presidente da Imperatriz, Cátia Drumond celebrou a conquista após 22 anos sem ocupar a primeira posição entre as escolas cariocas. “Dedico esse título ao meu pai, que lá do céu está muito feliz. Tenho certeza disso. A gente merecia, viemos do acesso, ficamos em 10º lugar e trabalhamos para chegar aqui. O Complexo do Alemão é tudo, sem eles não somos nada. O título é nosso.”
Embora tenha sido elogiada pela homenagem a Arlindo Cruz, a Império Serrano caiu do Grupo Especial com apenas 265,6 pontos. Agora, a escola disputará novamente uma vaga entre as melhores do Rio de Janeiro dentro do Grupo Ouro em 2024.
Desfile da Imperatriz
Para 2023, a escola de samba escolheu celebrar a história de um dos personagens mais conhecidos da cultura brasileira, o Lampião. Quem também chamou atenção na avenida foi a filha do cangaceiro, Expedita Ferreira, que foi homenageada no quinto carro alegórico e desfilou na Sapucaí aos 90 anos.
Com arranjos, paradinha e forró, o samba foi pesado na Avenida e empolgou o público e os componentes. A escola trouxe um imaginário de Lampião sendo rejeitado no céu e no inferno. O tom da Imperatriz foi fosco, o que combinou com o enredo. No último carro, a única filha de Lampião e Maria Bonita, de 90 anos, representou a família.
Como adiantado pela grande mídia, as fantasias e alegorias conquistaram os foliões que acompanharam o desfile em tempo real. “Imperatriz irretocável plasticamente, como já era de se esperar. Como se não bastasse fazer tudo lindo, ela vai lá e faz tudo ser um ABUSO de tão lindo”, afirmou uma pessoa.