Novo ataque nos EUA: Dez pessoas são mortas em tiroteio em boate na Califórnia
Pelo menos dez pessoas foram mortas e dez ficaram feridas em um tiroteio na noite desse sábado (21/01) em boate em Monterey Park, cidade perto de Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Segundo a polícia, o tiroteio ocorreu após celebração do Ano Novo Lunar, que atraiu milhares de pessoas.
Segundo o sargento Bob Boese, do Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles, o tiroteio foi relatado às 22h22 (3h22 de Brasília).
Monterey Park é uma cidade de cerca de 60 mil habitantes com uma grande população asiática que fica a cerca de 16 quilômetros do centro de Los Angeles.
“Havia pelo menos 10 outras vítimas que foram transportadas para vários hospitais locais e estão listadas em várias condições, de estável a crítica”, disse o capitão Andrew Meyer para a CNN dos EUA.
Cerca de 65% dos residentes de Monterey Park são descendentes de asiáticos, de acordo com o US Census Bureau, mas o capitão disse ser muito cedo para saber se o massacre foi um crime de ódio.
O agressor fugiu do local e continua foragido na manhã de domingo, disse Meyer.
Os eventos anteriores do Ano Novo Lunar na cidade atraíram multidões estimadas em mais de 100.000 pessoas de todo o sul da Califórnia, de acordo com a cidade. Não está claro quantas pessoas ainda estavam reunidas na área quando os tiros foram disparados.
O festival local do Ano Novo Lunar, que começou no sábado e estava programado para se estender até domingo, foi cancelado, disse o chefe de polícia de Monterey Park, Scott Wiese, no domingo.
“Por muita cautela e reverência pelas vítimas, estamos cancelando o evento que acontecerá ainda hoje”, disse Wiese.