O Portal de notícias de Porto Seguro

Estados adiam feriado para evitar abstenções no segundo turno

0

Pelo menos 18 estados adiaram ou anteciparam o feriado do dia do funcionário público, comemorado na próxima sexta-feira. Nas capitais, o cenário é semelhante. Maranhão e Minas estão entre os que transferiram a data, mas para a segunda-feira após a eleição (31/10), mantendo o fim de semana prolongado. A intenção é evitar um feriadão no fim de semana do segundo turno, o que poderia aumentar as abstenções. No primeiro turno, cerca de 21% dos eleitores não votaram. Outra medida para incentivar o voto é o transporte gratuito no domingo, já confirmado em 26 das 27 capitais.

O Dia do Servidor Público no Brasil é comemorado em 28 de outubro. A data não é feriado nacional, mas estados e municípios costumam dar ponto facultativo para funcionários e suspender o atendimento nas repartições públicas, exceto as que desempenham atividades essenciais.

É comum que o ponto facultativo seja antecipado ou adiado pelos gestores públicos para datas mais convenientes – para o início ou para o fim da semana, por exemplo, criando uma folga prolongada para os funcionários.

Veja o que foi decidido pelos Estados:

  • Anteciparam: AL, AM, CE, GO, MS, PI
  • Adiaram: BA, ES, MA*, MG*, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RO, RS
  • Não mudaram data e terão ponto facultativo na sexta (28): AC, DF, RR, SC, SE, SP
  • Não informaram se haverá ponto facultativo na sexta (28): AP, TO

Em nível federal, o ponto facultativo segue mantido na sexta-feira (28/10).

Além da mudança na data do recesso do dia do servidor público, outra medida pode ter impacto nas abstenções no segundo turno: 26 das 27 capitais brasileiras terão transporte público gratuito no domingo (30/10) – a exceção é Rio Branco, que terá gratuidade em apenas um dos trechos da viagem.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.