O Portal de notícias de Porto Seguro

Queda da gasolina e desemprego, e aumento do PIB são trunfos de Bolsonaro para a eleição

0

Novos dados divulgados nos últimos dias sinalizaram uma desaceleração da inflação e reforçaram a tendência de recuperação do mercado de trabalho no Brasil, embora a renda média do trabalhador brasileiro acumule queda de mais de 5% em 2022, e a pobreza no país se manter em níveis elevados.

A expectativa é de que a situação da economia seja motivo de disputa na campanha para as eleições de outubro, assim como o debate sobre os custos e o futuro de programas sociais como o Auxílio Brasil, o vale-gás e a ajuda para caminhoneiros e taxistas prevista até o fim deste ano com a aprovação da PEC dos Benefícios.

Gasolina

A queda de 4,85% no preço da gasolina nas distribuidoras, anunciada hoje pela Petrobras, pode conduzir a inflação oficial do país apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a registrar taxa abaixo de 7% esse ano. A projeção é do economista da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Braz. “Já começa a ficar mais provável taxa abaixo de 7%”, admitiu, lembrando que a projeção anterior, de mercado, estava oscilando entre 7% e 7,2%.

Caso confirmada, seria o menor patamar de inflação anual desde 2020 (4,52%). No ano passado, o IPCA finalizou 2021 com expansão de 10,06%. O impacto da gasolina mais barata, acrescentou ele, não ficará restrito à taxa anual: ele comentou que o IPCA mensal, de agosto, pode terminar o mês com recuo em torno de 0,30% — as projeções para a taxa desse mês giravam em deflação de cerca de 0,20%.

 Desemprego

A taxa de desocupação caiu para 9,1% no trimestre encerrado em julho, o que representa uma queda de 1,4 ponto percentual na comparação com o trimestre terminado em abril. O índice se igualou com o menor da série desde dezembro de 2015. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada hoje (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trabalhadores sem carteira bate recorde

De acordo com o IBGE, o número de empregados sem carteira assinada no setor privado bateu recorde da série histórica com o aumento de 4,8% em relação ao trimestre encerrado em abril, chegando a 13,1 milhões de pessoas.

PIB

Economia cresceu mais que o esperado e foi beneficiada por desempenho de áreas como serviços, indústria e investimentos

Bancos e casas de análise revisaram nesta quinta-feira (1º) as suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022 depois do resultado do segundo trimestre vir acima do esperado.

Especialistas destacaram surpresas positivas nos setores de serviços e indústria, além de destaque para o crescimento de investimentos, o que abriria margem para as revisões.

Aparentemente o debate econômico, neste momento, mostram ventos favoráveis ao candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. Entretanto, as denúncias de corrupção tendem a esquentar com novas revelações divulgadas sobre a família Bolsonaro, como a desta semana, que sugerem lavagem de dinheiro na aquisição de dezenas de imóveis com dinheiro vivo.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.