Os Estados Unidos doaram 3 milhões de doses de vacinas da Janssen contra a Covid-19 diretamente ao Brasil, fora do mecanismo da Covax Facility, conforme informações da GloboNews e do portal G1.
Os imunizantes foram enviados nesta quinta-feira (24), do aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida, e chegarão ao aeroporto de Viracopos, em Campinas. Este é o maior número de vacinas doadas pelos EUA para qualquer país até agora.
O principal assessor do presidente Joe Biden para a América Latina, Juan Gonzales, afirmou que a doação ao Brasil reflete o foco do governo para combater a Covid-19 numa das regiões mais afetadas pela pandemia.
O imunizante da Janssen, braço farmacêutico do grupo Johnson & Johnson, é aplicado em dose única. Na terça-feira (22), um primeiro lote, com 1,5 milhão de vacinas do tipo, compradas pelo governo brasileiro, chegaram ao país.
Este é o reflexo da nova administração Democrata dos EUA. Enquanto o republicano Trump, negacionista, debochava do vírus e enviou ao país centenas de milhares de comprimidos de Hidroxicloroquina; medicamento que nem a agência sanitária do país (FDA) recomendava; Joe Biden socorre o país com o que realmente interessa e cura; as vacinas.