O Portal de notícias de Porto Seguro

Presidente eleita dá posse a Jânio e Paulinho em cerimônia na Câmara de vereadores de Porto Seguro

0

Com a presença restringida de populares, em face da pandemia do Coronavírus, tomou posse hoje, sexta-feira (01/01/2021) o prefeito e vice-prefeito eleitos de Porto Seguro, Jânio Natal e Paulinho Toa Toa, respectivamente.

Estiveram presentes na sessão solene, o Deputado Federal e parceiro inseparável de Jânio Natal, Jonga Bacelar; ex-vereadores, como Élio Brasil, Hélio Navegantes, Manoel Alves, Bené Maruim; secretários nomeados e parentes, amigos e familiares dos políticos eleitos

Vereadora Lia Arigatô que abriu os trabalhos

A sessão foi aberta e conduzida, inicialmente, pela vereadora mais idosa, como manda o Regimento Interno da Casa, Lia Arigatô que, após o protocolo de abertura de sessão, convocou os vereadores para realizarem a eleição da nova Mesa Diretora que comandará os trabalhos na legislatura 2021/2022.

Conforme antecipado pela nossa redação, a vereadora e ex-presidente da Casa, Ariana Prates, foi eleita por aclamação pela unanimidade dos vereadores eleitos. (relembre aqui)

A nova Mesa Diretora tem a seguinte composição:

Ariana Prates: Presidente

Robinson Vinhas: Vice-presidente

Enildo da Gama (Roló): 1º Secretário

Van Van: 2º Secretário

Em seguida, foi franqueada a palavra aos vereadores que, após juramento regimental, se revezaram na tribuna em pronunciamentos, relatos e memórias das dificuldades enfrentadas em suas vidas pessoais e na campanha eleitoral que os consagraram nas urnas.

Ao fazer uso da palavra o Deputado Jonga Bacelar agradeceu ao Presidente Nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, pelo apoio recebido durante o pleito e reiterou: “vamos ajudar muito esta cidade a resgatar a dignidade das pessoas e retirá-la das páginas policiais que vem ocupando há décadas”.

Jonga finalizou seu breve pronunciamento dizendo estar muito orgulhoso em participar da cerimônia de posse de Jânio Natal. “Precisamos trazer um turismo qualificado para Porto Seguro, com vôos internacionais, marinas e navios que aportem aqui. O turismo vai bombar nesta cidade como nunca foi visto”, completou Jonga.

PAULINHO TOA TOA

O vice-prefeito Paulinho Toa Toa iniciou seu pronunciamento, considerando ser este um dia muito especial na sua vida. “O povo de Porto Seguro confiou à Aliança do Bem a condução do futuro do município. Agradeço em nome do Pastor Ricardo a todos os pastores que se juntaram a nós; aos empresários que acreditaram na nossa proposta e não mediram esforços na nossa campanha; ao Deputado Jonga, que trouxe Ministros de Estado, Presidentes de Estatais e de órgãos decisórios do governo federal que nos incentivaram e motivaram a travarmos um combate sem tréguas com aqueles que mentiam, enquanto saqueavam a cidade. Enfim prevaleceu a vontade do povo que desaprovou, nas urnas, a corrupção. Nosso trabalho e desejo de mudança foram reconhecidos pela população”, arrematou Paulinho. “A mudança chegou! O povo de Porto Seguro jamais se arrependerá de ter elegido Jânio e Paulinho. Porto Seguro é uma terra especial; é a terra mãe do Brasil”, concluiu o vice-prefeito eleito Paulinho.

JÂNIO NATAL

Muito emocionado, em lágrimas e com o plenário em homérico silêncio, Jânio ouviu uma música em sua homenagem e iniciou seu discurso humilde, mas incisivo contra aqueles que tripudiaram sua candidatura, duvidaram da sua vitória e ignoraram suas promessas de campanha.

“Todos nós somos abençoados. Não somos nada sem a mão divina. Temos que nos debruçar de joelhos para agradecer ao soberano”, disse Jânio, ao iniciar seu pronunciamento.

“Vamos mostrar ao nosso povo, à Bahia e ao Brasil, como se cuida das pessoas. Saúde em 1º lugar. Não importa quem ficou contra ou encima do muro. Vamos descer do palanque e trabalhar. Sabemos que tem gente perversa; quebraram as quatro bombas que funcionavam em vilarejos do litoral sul, mas já mandamos pessoal para reparar”, denunciou Jânio.

EDUCAÇÂO E SAÙDE

Ao se referir à educação, Jãnio foi enfático: “Não vou aceitar a evasão escolar. Quando prefeito entreguei o município com mais de 60 mil alunos matriculados; hoje, 16 anos depois, estou recebendo com 26 mil. Vamos restabelecer a alimentação diária dos alunos. Vamos buscá-los em qualquer lugar. Não temos “varinha de condão”, mas vamos batalhar para eliminar as filas nas portas de escolas e de creches por vagas. Vamos construir 20 creches e terminar as que ficaram inacabadas”, pontuou Jânio.

Com relação à saúde, o prefeito foi taxativo: “Não aceitaremos mentiras como as do Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas que, em visita à cidade, prometeu reformar o Hospital e inaugurá-lo em Dezembro do ano passado,- mentiroso-; A saúde de Porto Seguro será cuidada aqui; nada de ambulâncias para Eunápolis. O Brasil nasceu aqui e é aqui que tudo tem que acontecer.

INFRAESTRUTURA

O prefeito empossado anunciou seu primeiro decreto como gestor: o fim da famigerada zona azul, amparado por uma ação judicial feita por diversos advogados. “Não podemos aceitar um contrato onde a empresa fica com 93% da arrecadação e o município com apenas 7%, sem a sociedade ao menos saber quanto foi arrecadado”, justificou Jânio.  

 Quanto à infraestrutura Jânio prometeu diminuir os valores cobrados e aumentados, nesta semana, das passagens de ônibus, balsas e vans, e questionou: porque os turistas têm que pagar o dobro dos moradores? Esse serviço das balsas devem ISS; nunca construíram uma creche; nunca doaram uma bola pro esporte. Praticamente não realizam nenhum trabalho social.

Vacinas

Jânio autorizou à Dra, Raissa Soares, sua Secretária de Saúde, a adquirir, o mais breve possível, dez mil doses de vacinas, independente dos entes federativos e a qualquer preço.

Em versos e prosas, o prefeito empossado discorreu, com comentários curiosos e marcantes, sobre cada vereador eleito; indicou seu líder na Casa, o vereador Dilmo Santiago e reiterou agradecimentos a todos: hoje temos Paulinho, temos vocês e temos Jonga, a quem dedicou agradecimento especial pelo empenho na campanha. Agradeceu, de coração, aos evangélicos que oraram e abraçaram sua campanha destemidamente e finalizou: Não tenho compromisso com nenhum político; seja governador, presidente; meu compromisso é com aquele que nos ajudar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.