O Portal de notícias de Porto Seguro

Começa nesta segunda (18/05) o pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial

0

A segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 começará a ser paga hoje pela Caixa Econômica Federal. O cronograma de pagamentos segue até o dia 13 de junho. O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua indefinido.

O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. O governo ainda não informou quando vai pagar a segunda parcela para quem receber a primeira depois desta data.

O valor é uma espécie de socorro financeiro pago pelo governo federal aos trabalhadores informais afetados pelas medidas de combate à pandemia da covid-19 no país. 

A portaria que definiu o calendário também alterou a forma de recebimento dos recursos pelos trabalhadores: a segunda parcela será depositada em poupança digital na Caixa para todos.

Esses recursos vão poder ser usados, inicialmente, apenas digitalmente (para pagamentos de contas, boletos e compras por meio de cartão de débito virtual).

Data de saques
Do dia 30 de maio em diante (veja o calendário), a Caixa começa a liberar saques e transferências a partir dessas contas. Para os trabalhadores que receberam a primeira parcela em outra conta, o dinheiro que ainda estiver na poupança digital será transferido automaticamente nas datas desse mesmo calendário.

Em todo o Brasil, a etapa de saques dos recursos foi marcada por aglomerações de pessoas beneficiadas nas portas das agências da Caixa Econômica Federal. Aqui, em Porto Seguro, a Prefeitura, mesmo sem ser de sua responsabilidade, auxiliou o banco na organização das filas, com a oferta de tendas e cadeiras. Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) também ajudaram a organizar as filas.

De acordo com a portaria, os trabalhadores não poderão transferir os recursos da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositados em suas contas poupança digital da Caixa.

No pagamento da primeira parcela, a Caixa informou que com o aplicativo Caixa TEM, por meio do qual o trabalhador movimenta os recursos da poupança digital, o trabalhador poderia efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. 

Prazos
Segundo portaria sobre o calendário, assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni, quem recebeu a 1ª parcela até 30 de abril receberá o crédito da segunda parcela em poupança social digital a partir de quarta-feira (20), de acordo com a data de nascimento.

Os saques em espécie para esse público poderão ser feitos só a partir de 30 de maio, também de acordo com a data de nascimento.

Para quem recebe o Bolsa-Família, o calendário é diferente. Os beneficiários vão receber nas mesmas datas e da mesma forma em que recebem esse benefício, nos últimos 10 dias de maio. Já os saques em espécie começam hoje para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS).

Calendários

Depósito em poupança social digital da Caixa

Janeiro e fevereiro     20 de maio
Março e abril      21 de maio
Maio e Junho      22 de maio
Julho e agosto      23 de maio
Setembro e outubro     25 de maio
Novembro e dezembro     26 de maio

Para beneficiários do Bolsa Família

1     18 de maio
2     19 de maio
3     20 de maio
4     21 de maio
5     22 de maio
6     25 de maio
7     26 de maio
8     27 de maio
9     28 de maio
0     29 de maio


Saque e transferência da poupança social

Janeiro      30 de maio
Fevereiro     1 de junho
Março      2 de junho
Abril      3 de junho
Maio       4 de junho
Junho      5 de junho
Julho      6 de junho
Agosto      8 de junho
Setembro     9 de junho
Outubro      10 de junho
Novembro      12 de junho
Dezembro     13 de junho

Fonte: Correio 24 horas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.