“Desprestigiada, desacreditada, desrespeitada”, foram as palavras mais usadas pelos vereadores na sessão de hoje, 28/11, da câmara Municipal de Vereadores de Porto Seguro.
As manifestações depreciativas, por parte dos próprios vereadores, se deram em função do descaso com que os secretários municipais têm tratado os convites e convocações feitos pela Casa, para comparecimento desses agentes ao plenário, para prestarem esclarecimentos ao público de assuntos pertinentes à pasta.
Para a sessão de hoje estava prevista a presença da Secretária de Educação, Janis Souza, mas que, na última hora, enviou um bilhete à presidência da Casa, alegando estado de saúde, para justificar a ausência.
O fato se repetiu na semana passada, com a convocação do Secretário de Turismo, Paulo César Magalhães, que alegou viagem pré-agendada para não comparecer.
Diante da desobediência generalizada e das desculpas recorrentes dos secretários às convocações formais, que, de acordo o RI da Câmara, torna a presença desses servidores obrigatória; o vereador Nido sugeriu à presidente Ariana Prates, para se certificar com o jurídico da Casa, o que pode ser feito referente às convocações que não estão sendo atendidas. “É inadmissível que os secretários continuem usando dores de barriga, piriri, e outros expedientes, para se esquivarem de comparecerem”, pontuou o vereador Nido.
O vereador teve o seu discurso respaldado nos pronunciamentos dos vereadores Cido, Lázaro e Élio Brasil; sendo que este último pediu que se reconvocasse o Secretário de Transito e Serviços Públicos, Fábio Costa, para esclarecer o não cumprimento das leis referentes à sua pasta e que não estão sendo cumpridas.