Porto Seguro evidencia potencial no turismo de trilhas durante Congresso Brasileiro
Porto Seguro reafirmou seu potencial como destino de turismo de natureza ao participar do 3º Congresso Brasileiro de Trilhas, organizado pela Rede Brasileira de Trilhas, de 14 a 17 de novembro no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Com destaque no estande do Extremo Sul da Bahia, organizado pela Aliança Futuri, o destino apresentou os Caminhos do Brasil Original e os Caminhos dos Pataxó, reafirmando seu compromisso com o turismo sustentável e o envolvimento comunitário. Aliados da Futuri, como Thaís Guimarães, Dayse Leite, do ICMBio/Parque Nacional Pau Brasil, Tatiana Paixão, empresária de Caraíva e Poytãg Pataxó, da Aldeia Pé do Monte, participaram de um painel sobre Turismo Regenerativo e Trilhas de Longo Curso, trazendo conceitos e experiências práticas sobre o tema, e como promover a conexão entre visitantes e a rica biodiversidade e cultura local.
A programação reuniu trilheiros, gestores de unidades de conservação e especialistas, e destacou a importância das trilhas de longo curso como vetores de desenvolvimento sustentável. O Ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou o impacto positivo do segmento: “O turismo de trilhas é fundamental para a preservação ambiental e a valorização das comunidades locais. Ele gera renda, emprego e promove a educação ambiental para as futuras gerações”. A fala reforça o alinhamento entre o potencial das trilhas de Porto Seguro e as demandas do ecoturismo nacional.
Palestras e painéis abordaram desde a criação e estruturação de trilhas até sua transformação em produtos turísticos de qualidade, com foco em segurança e sustentabilidade. Esses treinamentos são fundamentais para consolidar Porto Seguro como referência no segmento, destacando suas trilhas imersas na Mata Atlântica, como as do Parque Nacional Pau Brasil e do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, e as experiências culturais enriquecedoras promovidas pelas aldeias Pataxó. Além disso, oficinas estratégicas e mesas de debate discutiram modelos de governança que unificam esforços do poder público, sociedade civil e iniciativa privada, inspirando gestores e empreendedores a profissionalizarem suas trilhas.
Porto Seguro se posiciona como um destino ideal para desenvolver o turismo sustentável, regenerativo e de trilhas, unindo natureza, história e comunidades tradicionais. Com trilhas que valorizam a conservação ambiental e uma imersão cultural, o destino está comprometido com o ecoturismo sustentável, abrindo caminhos para se consolidar como referência nacional nesse nicho em ascensão.
Por Informações: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro