Em face de publicação postada em 21/07/2022, “Presidente da Funai é expulso de evento na Espanha por ativista ambiental”, que se referia ao tumulto causado por um ex-funcionário da FUNAI, em reunião realizada em Madri, (Espanha),que alega ter saído do Brasil devido às perseguições e ameaças sofridas por dirigentes da Fundação no país; o JoJô Notícias recebeu em sua redação um ofício do órgão solicitando “direito de resposta”, conforme lei 13.188/2015.
De acordo a publicação e o vídeo postado na matéria citada acima, também veiculada em diversos órgãos de imprensa e mídias sociais, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, foi obrigado a deixar um evento em Madri depois que passou a ser atacado por grupos que questionavam sua presença em uma reunião internacional sobre a situação indígena.
Ricardo Rao, ex-funcionário da Funai, usou o evento para denunciar a presença de Xavier, alegando que ele não teria motivo para estar naquela sala. Constrangido, o presidente da Funai deixou o local.
O Jojô Notícias reconhece que a informação de que o Presidente da Funai foi expulso, não retrata de forma fiel o que se vê nas imagens. Na realidade o Presidente Marcelo Xavier optou por se retirar do recinto devido ao discurso provocativo proferido pelo ex-funcionário da Funai, Ricardo Rao.
Segue abaixo a nota de repúdio divulgada pela Funai: