Ex-prefeito Ubaldino Jr. lidera ranking de prefeitos com contas rejeitadas na Bahia
Os dois tiveram as contas classificadas como irregulares oito vezes. Outros quatro foram desaprovados cinco vezes.
Reportagem do site Bahia Notícias, divulgou nesta quinta-feira, 26/07, um levantamento feito pelo TCU (Tribunal de Contas da União), nos últimos oito anos, com os prefeitos do estado da Bahia que têm contas rejeitadas pelo órgão, e pasmem! O ex-prefeito de Porto Seguro, Ubaldino Jr. (MDB) é o líder absoluto no fatídico ranking.
Dentre os 483 prefeitos listados com contas rejeitadas na Bahia, o jovem Ubaldino, outrora, uma das maiores promessas políticas da região e do estado, divide a liderança com o desconhecido prefeito, também da pouca conhecida cidade de Ibirapitanga, Ruiverson Lemos Barcellos (Russo).
Os dois tiveram as contas classificadas como irregulares oito vezes. Outros quatro foram desaprovados cinco vezes. São eles os ex-prefeitos de Piripá, Luciano Ribeiro Rocha; de Ribeira do Amparo, Marcello da Silva Britto; de Rio de Contas, Pedro da Rocha Reis Filho; e o ex-prefeito de Pilão Arcado, Roberto Alves Martins.
O curioso é que o ex-prefeito foi afastado no terceiro ano do seu segundo mandato, em 2003 portanto, a conta não fecha, já que governou a cidade por sete anos; a não ser que as contas do prefeito que o sucedeu, também tenham sido reprovadas, e entrado na sua conta. O certo é que o número aparece no levantamento do TCU.
A atual gestora de Porto Seguro,Claudia Oliveira, e seu esposo “fraterno” Robério Oliveira, prefeito de Eunápolis, pela terceira vez, parecem enveredar pelo mesmo caminho.
Além deles, outros conhecidos nomes da política baiana também figuraram no levantamento. O atual prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (sem partido), surgiu com três contas rejeitadas.
Conhecida pelo escândalo do Instituto Brasil, Dalva Sele Paiva, teve uma conta desaprovada. Outro que aparece é o ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira (SD), também com uma rejeição. Já o ex-deputado estadual Gildásio Penedo também surgiu na lista com uma conta rejeitada.
A novidade na notícia não é ter as contas rejeitadas, isso todos já sabiam, mas, a liderança do ranking em todo o estado, surpreendeu muita gente; haja vista o discurso ferrenho e implacável que profere em rádio de sua propriedade, contra a corrupção na cidade, região e em todo Brasil. O ex-presidente Lula sofre nos pronunciamentos do ex-gestor.
Pelo visto a “bomba do dia” parece ter estourado, desta vez, em seus próprios pés e no de todos que compõem o seu “staff”.
Entretanto, a presença na lista não significa que a pessoa seja considerada ficha-suja. De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux, outros requisitos da Lei da Ficha Limpa precisam ser cumpridos também ao se declarar alguém inelegível por causa dessa legislação: Dolo e Irregularidade Insanável. No entanto, a plataforma serve para orientar a população, partidos, coligações, candidatos e o próprio Ministério Público na obtenção de dados sobre os candidatos das próximas eleições.
CONTAS IRREGULARES
A relação divulgada pelo TCU diz respeito a gestores públicos que tiveram as contas julgadas irregulares por dano ao Erário, desvio de recursos públicos federais ou dispensa irregular de licitação, por exemplo. A legislação prevê que o TCU encaminhe a relação dos nomes à Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto do ano das eleições.
O levantamento, lançado em plataforma digital, traz 7.431 nomes em todo país.
Fonte: Bahia Notícias