Ex-prefeita de Porto Seguro celebra aniversário de 3 anos de soltura de prisão no âmbito da “Operação Fraternos”
Passados três anos desde a sua prisão no âmbito da Operação Fraternos, a ex-prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD), comemora hoje a data de sua liberdade. Cláudia e seu esposo, Robério Oliveira (PSD), foram detidos pela Polícia Federal em 15 de junho de 2021 durante a investigação pela PF e MPF sobre robustos desvios de recursos públicos, estimados em R$ 250 milhões.
A “Operação Fraternos” teve início em 2017. Na ocasião as investigações apontavam que, desde 2008, quando ainda prefeitos, Cláudia Oliveira, prefeita de Porto Seguro; Robério Oliveira, prefeito de Eunápolis e Agnelo Santos (AVANTE), ainda prefeito de Santa Cruz Cabrália, todos parentes, usavam empresas de familiares e amigos para simularem licitações e desviar dinheiro de contratos.
Todos foram afastados dos cargos à época; sendo que, Cláudia Oliveira, que já havia sido flagrada em um áudio dizendo que ficaria com um bilhão de uma licitação de uma ponte no município; ficou detida na ala feminina do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, e seu marido, Robério Oliveira foi encaminhado para o presídio de Eunápolis (BA) (relembre aqui)
Após permanecerem apenas um dia sob custódia da PF, – foram presos no dia 15 de junho de 2021 e libertados no dia 16 de junho – o casal foi solto após pagar uma fiança de R$ 100 mil, cada um, permitindo que Cláudia comemorasse seu aniversário de nascimento em casa. A Operação Fraternos apurava irregularidades na gestão municipal durante o mandato da ex-prefeita; do ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, e do atual prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos.
Apesar da prisão temporária, e na contramão das autoridades policiais e judiciais, Cláudia Oliveira sempre negou as acusações e afirmou que as investigações seriam impulsionadas por motivações políticas. Ela chegou a alegar perseguição por parte de adversários políticos. Com a soltura, a ex-prefeita pode comemorar seu aniversário, que acontece em 16 de junho, cercada pela família e amigos.
Embora o caso ainda esteja em andamento na Justiça, a celebração da ex-prefeita pela data de sua liberdade marca um momento importante em sua trajetória política após os desdobramentos da Operação Fraternos. O desfecho final do processo aguarda a conclusão das investigações e o julgamento pelas autoridades competentes.