O Portal de notícias de Porto Seguro

Conselho Municipal de Defesa do Idoso de Porto Seguro recorre à Câmara contra ação de vândalos

0

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Idoso de Porto Seguro, acompanhado de outro conselheiro, Ronald Leal e Ivanilson Ribeiro, respectivamente, compareceram à sessão da Câmara de Vereadores de Porto Seguro, desta quinta-feira, (13/04) para protocolarem requerimento para o uso da Tribuna Popular da Casa.

Segundo o presidente, Ronald Leal, o objetivo é solicitar dos vereadores a apresentação de Projeto de Lei que proíba a prática de futebol na Praça dos Pardais, no bairro Fontana, em Porto Seguro, que vem causando severos transtornos aos moradores e desviando o papel do logradouro em atender os moradores em sua diversidade.

Em conversa com a nossa reportagem, Ronald relatou os graves acontecimentos que vêm se sucedendo no local: “a ação sistemática de vândalos se instalou no local, já a algum tempo. Alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, após as aulas, saem em grupos promovendo ações como, desligar os relógios da Coelba nas residências, chutar os portões, atirarem pedras sobre os muros, simplesmente por gracejos, importunando pessoas, especialmente aquelas que têm idosos em suas residências, acometidos com Alzheimer, com pouca mobilidade e que são acordados abruptamente por essas delinquências”, relatou o presidente do Conselho.

Ainda, de acordo Ronald, contatos já foram feitos com a direção do Colégio e a busca de auxílio com outras autoridades do município, tem sido frequentes; dentre eles um ofício encaminhado à Secretaria de Esportes do Município, datado de agosto de 2022, para que seja destinado um lugar adequado para a prática de esportes no local, com alambrado e outras medidas de proteção, de forma a permitir o uso da Praça a todos, com segurança e conforto.

“ Estamos sendo procurados pelos moradores do bairro, solicitando providências para esses absurdos praticados e, como presidente do Conselho de Defesa dos Idosos, não posso me omitir e deixar de me manifestar em busca de solução”, continuou Ronald.

O conselheiro Ivanildo disse que a comunidade precisa de uma atenção maior e é preciso que se garanta o direito à liberdade de ir  e vir e de segurança para os moradores previstos na Constituição do país. “A praça foi feita para todos, sua má utilização afeta a todos. São bancos destruídos e atitudes desagradáveis dos jovens. A prática de esportes é saudável e deve ter o apoio e incentivo dos órgãos competentes, mas o vandalismo desenfreado e a importunação devem ser coibidos e condenados por todos”, acrescentou o conselheiro Ivanildo Ribeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.