A Companhia Teatral Arte & Expressão Dionysious comemora seus cinco anos de existência, atingindo um total de 1.027 apresentações em Porto Seguro. O ator profissional, produtor e diretor, Adriano Cutrim, conta que somente a peça Plufty e os Piratas, que leva sua assinatura na adaptação e direção, foram 513 apresentações. “É a peça com o maior número de apresentações na Bahia, quiçá no Brasil”, celebra.
Para ele, os números revelam o sucesso da companhia. “Nossa porta foi aberta há cinco anos, quando o empresário Luigi Rotunno teve a visão de nos comprar dez apresentações. Logo, essas dez apresentações se tornaram cinco anos de trabalhos semanais no resort. A partir daí, foram surgindo propostas em várias empresas”, conta.
Conforme Cutrim, a indústria do entretenimento está conectada com a de turismo. “O turismo está de mãos dadas com a arte. O teatro infantil revitaliza a imaginação das crianças, tão perdidas nesse mundo virtual, e ainda fortalece o convívio familiar”, comenta.
Cutrim cita o espetáculo “Cabral, o nascimento do Brasil”, escrita e dirigida por ele, como exemplo dessa interação do turismo, história e arte. “Contamos o principal fato de nossa história, do nascimento do Brasil, de forma divertida e cômica, despertando com um sorriso, o interesse em conhecer nosso passado como forma de vislumbrarmos nosso futuro”, explica.
A falta de uma política cultural no município, para o ator, vem sendo compensada pelo apoio da classe empresarial local. “Esperamos que nossos governantes aprendam com a iniciativa privada, apoiando o teatro, para que nossos jovens possam se envolver com a arte como forma de subsistência”, sugere.
Para quem não conhece Cutrim, conhecido também por “Pirata”, uma vez que interpreta o personagem Capitão Flint desde 1994, quando começou no Beto Carreiro, além de diretor da companhia, ele também realizou na qualidade de produtor cultural e idealizador da campanha “Vá ao Teatro e Me Leve Junto”, captando 88 peças teatrais para o município, com atores globais como Ícaro Silva, José Loreto, Juliana Paiva, Guta Stresser, entre outros, durante os anos entre 2009 e 2015. No personagem que rendeu seu apelido, ele atuou em Balneário Camboriú, Espanha até desembarcar em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, onde realiza apresentações em hotéis e escunas dos municípios.