O Portal de notícias de Porto Seguro

Câmara de Vereadores de Porto Seguro debate demandas municipais e lamenta a disseminação de fake news

0

Na sessão ordinária desta quinta-feira (13/02), a Câmara de Vereadores de Porto Seguro foi marcada por um debate intenso e produtivo sobre demandas municipais e pela manifestação de repúdio à disseminação de notícias falsas envolvendo o Legislativo. Os parlamentares lamentaram a publicação de fake news em mídias regionais, como a que especulava uma suposta mobilização contra o secretário de Administração, Tarcísio Oliveira Santos, acusado falsamente de perseguir servidores públicos municipais.

O vereador Cassius Campeche (Republicano) e o Dr. Anderson (PRD) se mostraram firmes em seus pronunciamentos ao desmentir a publicação e reafirmar o compromisso da Câmara com a verdade e a ética.

Demandas urgentes

O vereador Bolinha (PSC) trouxe à pauta a necessidade de contratação de cuidadores para as escolas municipais e cobrou do governo estadual melhorias no Anel Viário, destacando a urgência na instalação de iluminação e sinalização adequadas para evitar mais acidentes.

Thiago Maciel (PC do B) denunciou abusos por parte de prestadores de serviços funerários no município e solicitou ao secretário de Ação Social cópias dos contratos para esclarecer as atribuições desses agentes.

Lucas Barreto (Podemos) demonstrou apoio às reivindicações dos agentes de saúde e combate a endemias, garantindo o encaminhamento das demandas ao Executivo. O parlamentar também pediu manutenção nas escolas e agilidade na operação “tapa-buracos” nos bairros e distritos.

O vereador Roló (PSC) requisitou a perfuração de um novo poço artesiano e a construção de um posto de saúde no povoado de Ibiruçu de Dentro. Já Wanderley Calango (Avante) defendeu um requerimento de sua autoria para a ampliação da creche do bairro Paraguai.

Van Van (PSC) reforçou seu apoio às demandas dos agentes de saúde e endemias, agradecendo ao vereador Rodrigo Borges pela parceria nas ações de melhoria para a escola de São Miguel.

Lívia Bittencourt (PT) prometeu empenho no encaminhamento das demandas dos agentes de saúde e destacou seu requerimento para a oferta de apoio psicopedagógico às mães de crianças autistas.

Educação e infraestrutura

Lucas Nascimento (PSDB) elogiou o trabalho da gestão municipal na área da educação e defendeu a realização de concurso público para agentes de combate a endemias e guardas civis municipais.

O vereador Robinson Vinhas (PC do B) anunciou melhorias na estrada que liga o assentamento CAUFA ao povoado de Ibiruçu, ressaltando o impacto positivo para o tráfego e o escoamento de produtos da região. Robinson também se comprometeu a buscar apoio da deputada federal Alice Portugal para atender às demandas dos agentes de saúde municipais.

O líder do governo, Rodrigo Borges (Republicano), respondeu aos parlamentares, garantindo que a administração municipal está empenhada na contratação e capacitação de cuidadores escolares, além da valorização salarial desses profissionais. Sobre os agentes de saúde, Borges informou que já há jurisprudência do STF para a efetivação desses profissionais e que estudos estão em andamento para a implementação desse pleito. Borges reconheceu as dificuldades enfrentadas nas reformas escolares devido ao tempo reduzido para a execução das obras.

Saulo da Distribuidora (Avante) destacou as dificuldades enfrentadas pelos agentes de saúde no exercício de suas funções, elogiando a dedicação desses profissionais e hipotecando apoio às reivindicações da categoria.

Sessões itinerantes e críticas ao SAC

Encerrando a sessão, o presidente da Câmara, Dilmo Santiago (PL), anunciou o início das sessões itinerantes, previstas desde 2016. A primeira será realizada em 3 de abril, no distrito de Arraial d’Ajuda, com outras previstas para os distritos do Litoral Sul.

Dilmo também criticou a burocracia dos serviços prestados pelo SAC local, apontando a lentidão e os altos custos para os munícipes, especialmente para moradores de bairros e distritos mais afastados. O vereador apelou para a união dos parlamentares em busca de soluções para agilizar o atendimento e reduzir os custos.

A única ausência registrada foi a do vereador Pepo da Van.

A sessão reforçou o compromisso da Câmara com a transparência e a defesa dos interesses da população, destacando temas fundamentais para o desenvolvimento de Porto Seguro e a melhoria das condições de vida dos seus moradores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.