Avião de resgate médico cai e explode nos Estados Unidos; 6 morrem.
Um avião de resgate médico com seis pessoas a bordo pegou fogo, caiu e explodiu em uma área próxima a um shopping center na Filadélfia, nos Estados Unidos, no final da tarde desta sexta-feira (31/01) no horário local.
Todos os ocupantes da aeronave, incluindo uma criança em tratamento médico, morreram, segundo o FAA (Administração Federal de Aviação, em tradução livre, responsável pela aviação civil dos EUA). Pessoas teriam sido atingidas em terra, mas ainda não há informação oficial, segundo relatos preliminares da imprensa local.
O que aconteceu
Acidente ocorreu às 18h30 (horário local; 20h30 em Brasília), perto do Roosevelt Mall, no nordeste da Filadélfia. Área estava movimentada. Pelo menos uma casa e vários carros pegaram fogo. A prefeita da cidade, Cherelle Parker, disse, por volta de 22h35 (horário de Brasília), que ao menos oito veículos foram atingidos.
Aeronave acidentada é um Bombardier Learjet 55. A Jet Rescue Air Ambulance (Serviço de Resgate Médico Aéreo, em tradução livre), proprietária do avião, informou que quatro tripulantes, um paciente pediátrico e uma pessoa responsável pelo menor estavam no voo, que seguia para o Aeroporto Nacional de Springfield-Branson, no Missouri. FAA confirmou as seis mortes às 23h (horário de Brasília).
Um porta-voz da instituição confirmou que paciente e responsável eram mexicanos. Steven Gold afirmou à emissora da TV WCAU que paciente teria vindo aos Estados Unidos em “um voo para salvar a vida dele”, mas outros detalhes não foram informados por se tratar de um menor de idade. O Jet Rescue Air Ambulance atende também no México e no Caribe.
Veja o momento da queda abaixo:
TV local afirma que avião caiu 30 segundos após decolar do Aeroporto do Nordeste de Filadélfia. Relatos de testemunhas às equipes da TV FOX 29 apontam que “a aeronave despencou” direto para a área residencial.
Avião estava em chamas quando caiu, como foi possível observar em imagens de câmeras de monitoramento compartilhadas nas redes sociais. Um grande clarão foi visto em várias partes da cidade, conforme os relatos coletados por outras emissoras de TV locais. Governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, disse em publicação no “X”, antigo Twitter, que colocou todos os meios estaduais à disposição da cidade.
Testemunha relatou que avião acertou prédio e explodiu. “Foi simplesmente horrível. Eu estava dirigindo pela rua, indo para o Wendy’s e vi um avião basicamente atingir o prédio e ele explodir. O céu se iluminou e eu parei; basicamente foi algo muito ruim por aqui”, disse uma testemunha, que descreveu o incidente à ABC.
NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA, em tradução livre) vai ser responsável pela investigação do acidente. Trabalhos de apuração vão começar assim que corpos das vítimas da aeronave e eventuais vítimas no solo forem resgatados.
Quem eram as vítimas
Vítimas eram criança que havia recebido tratamento pediátrico nos EUA, sua mãe e os integrantes da tripulação e da equipe de saúde. A identidade das vítimas ainda não foi divulgada.
Na tripulação estavam piloto, co-piloto, paramédico e médico. A informação foi divulgada por um porta-voz da Jet Rescue Air Ambulance, empresa que operava o avião, segundo a CNN.
Criança e mãe estavam voltando para casa após atendimento em hospital local. “A paciente havia recebido atendimento médico no ‘Shriners Children Hospital’ da Filadélfia e estava sendo transportada de volta para seu país de origem, o México, em um avião médico fretado quando aconteceu o acidente”, disse Mel Bower, porta-voz do centro de saúde.
Ministério das Relações Exteriores do México informou que todas as vítimas tinham nacionalidade mexicana. Segundo divulgado pela pasta na rede social X, o consulado mexicano está em contato com as famílias das vítimas.
Fonte: UOL Notícias – *Com Reuters e AFP