Argentina vence o México e renasce na Copa do Mundo do Catar 2022
Gigante! Assim pode ser classificada a vitória de 2 a 0 da Argentina sobre o México pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2022. A partida, realizada neste sábado (26/11) no estádio Lusail, estava recheada de tensão. Em caso de derrota, a Albiceleste, favorita ao título e bicampeã mundial, estaria eliminada do torneio. No entanto, a estrela do craque decidiu. Lionel Messi, sete vezes melhor do mundo, marcou no segundo tempo. Em seguida, Enzo Fernandez fez mais um e deu ao time sul-americano a chance de continuar sonhando no Catar.
O resultado deixa a Argentina dependendo apenas de si para se classificar à próxima fase da Copa do Mundo. Com três pontos conquistados e na vice-liderança do Grupo C, a Albiceleste precisa apenas bater a Polônia na última rodada, na quarta-feira (30/11), às 16h, no estádio 974, em Doha. Os sul-americanos podem passar às oitavas até com um empate, dependendo de uma combinação de resultados.
Por outro lado, o México ficou em situação delicada na Copa após a derrota. Na lanterna do Grupo C, com apenas um ponto conquistado, os Astecas precisam vencer a Arábia Saudita na quarta-feira (30/11), às 16h, no estádio Lusail, além de torcer para um tropeço da Argentina, para poder se classificar às oitavas. Qualquer outro resultado – empate ou derrota para os árabes – deixa os mexicanos fora do Mundial.
Primeiro tempo
Argentina e México fizeram um primeiro tempo cauteloso no Lusail. Com cinco mudanças, o time de Lionel Scaloni tentou investir mais pelos lados, com Montiel e Acuña tentando apoiar o trio Messi/Di Maria/Lautaro Martínez, mas com poucas chances diante da boa marcação adversária. Do lado do time de Tata Martino, não houve medo: a melhor chance, inclusive, foi mexicana, numa falta cobrada por Vega e muito bem defendida por “Dibu” Martínez. Fora isso, a primeira metade do jogo foi pobre em emoções.
Segundo Tempo
A última etapa do jogo não foi tão diferente da 1ª. Os dois times não se arriscavam e o temor da derrota assombrava ambas as equipes. A novidade foi o belo gol do Messi aos 38 minutos, vencendo o goleiro mexicano num chute rasteiro e certeiro e o não menos belo gol de Enzo Fernandez, num chute cruzado de fora da área.
Com o resultado, a Argentina subiu para o segundo lugar do grupo “C”, à frente da Arábia Saudita, pelo saldo de gols, e do próprio México, com três pontos e atrás da Polônia que soma 4 pontos, após a vitória sobre a Arábia Saudita nesta tarde, e lidera o grupo.