O Movimento “Caraíva Em Luta Pela Educação”, representando a Escola Municipal de Caraíva, Escola Municipal Alegria do Saber e Escola Municipal da Aldeia Xandó que, em manifesto veiculado na semana passada, anunciava a paralisação das referidas escolas, caso o município não resolvesse algumas demandas de melhoria nas escolas referentes ao aumento de nº de salas de aulas, quadro de professores, reparos de manutenção da parte elétrica e estrutural, dentre outros, reuniu-se, nesta terça-feira, (28/02) com a Secretária de Educação do Município de Porto Seguro, Dilza Reis e acordaram um compromisso que atende à comunidade e susta a paralisação anunciada, prejudicial a todos os envolvidos, especialmente aos alunos.
O manifesto frisa que as reivindicações acontecem há mais de dez anos e sempre foram ignoradas pelas autoridades. “Conforme sugerido hoje em reunião pela comunidade escolar, estaremos no dia 02/03 (quarta-feira) às 5h30 da manhã na travessia em manifestação pela melhoria das nossas escolas”, dizia trecho do documento.
A Secretária reconheceu as precariedades e, de pronto, convocou uma reunião coma os representantes e fecharam e assinaram um “termo de responsabilidade”.
A reunião aconteceu na Escola Municipal de Caraíva e ficou acordado que as reformas se iniciarão antes do início do ano letivo, com alunos de forma presencial, Serão feitas as trocas do teto, madeiramento, telhado; reforma dos banheiros, pintura e construção de três salas de aulas, em um prazo estabelecido de 180 dias.
Enquanto isso, pelo menos até o mês de junho, as aulas acontecerão de forma remota. “O prefeito Jânio Natal autorizou todas as intervenções necessárias e se manteve aberto ao diálogo, para que todas as medidas sejam efetivadas e as dúvidas dirimidas”, concluiu a Secretária Dilza Reis.
Veja abaixo o “termo” acordado na íntegra: