SECTUR ignora situação atual dos guias turísticos e foca na recuperação do turismo pós-pandemia

Com uma visão estreita dos efeitos da pandemia no município e inteiramente voltada para os empregadores, portanto, para aqueles em situação econômica mais favorável, A SECTUR (Secretaria de Turismo de Porto Seguro) planeja e articula a retoma do turismo em Porto Seguro, pós-pandemia, ignorando, por completo, a situação atual de Guias turísticos, ambulantes e outros agentes também importantes na cadeia turística do município.

A reclamação parte dos próprios guias que, de acordo mensagens enviadas à nossa redação, se sentem isolados e alijados do esboço das iniciativas manifestadas e anunciadas pelo Secretário Paulo César Magalhães.

Ainda nesta terça-feira, 28/04, o Secretário de Turismo Municipal reuniu na Câmara de Vereadores de Porto Seguro, o “staff” da secretaria, vereadores, representantes do trade turístico, excluindo guias, ambulantes, imprensa e importantes empresários do setor, para reivindicar e contestar o remanejamento do “fundo do turismo”, pretendido por boa parte dos vereadores, para as Secretarias de Ação Social e de Saúde.

Paulo César, de acordo informações, defendeu com exposição extremamente técnica, a permanência do fundo na Secretaria de Turismo que, segundo o mesmo, será vital para a retomada do turismo no município. Ressaltar a importância do turismo para Porto Seguro é uma tola redundância. Penso que Cabral Já sabia disso. Ignorar, contudo, a grave situação vivida pelos guias e ambulantes representa uma falta de sensibilidade e despreparo humano que indigna todos aqueles cientes do dramático momento que vivemos.

Segundo pesquisa realizada pela própria secretaria, no período de 08 a 24 de abril, dos 185 questionários respondidos pelos guias, 92,4% estão desempregados; 69,7% não são beneficiários de nenhum programa de auxílio de governos e 91,9% não têm outra fonte de renda. Entretanto, 99,5% responderam que pretendem continuar na profissão de guia, numa demonstração de apego e dedicação pelo serviço que desempenham

Os números revelam uma categoria gravemente atingida pela pandemia que o Secretário parece não enxergar. “A situação não é tão ruim assim”, disse o secretário aos guias, quando procurado pelos mesmos

 O secretário, na reunião realizada ontem, prometeu aos vereadores e aos demais presentes, que realizará, periodicamente, prestação de contas das ações propostas com os recursos do fundo. É bom lembrar que o fundo se alicerça, basicamente, em três fontes: CVTS – Contribuição Voluntário do Turismo Sustentável, Portal de Turismo e Contribuição do AirBnb, que o destino Porto Seguro é o único a receber este repasse da empresa no Brasil, de acordo o próprio secretário.

Ocorre que, na época da sua constituição, alegou-se a necessidade de construção de um portal turístico na entrada da cidade; assim como a construção de uma garagem para acomodar os veículos e oferecer infraestrutura para os condutores desses veículos. Nenhuma coisa nem outra saíram do papel. O Secretário foi convidado e convocado pelos vereadores, diversas vezes (leia aqui), a comparecer à Câmara para dá explicações e reagiu da mesma forma como está agindo agora com os guias; simplesmente ignorou. Difícil acreditar que esta prestação de contas acontecerá, dado o histórico, não apenas dos secretários, mas da administração municipal, que usa um portal da transparência de difícil acesso e pouca clareza como única forma de prestação de contas aos munícipes.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário