Terceirização oferece melhor qualidade da merenda escolar na rede de ensino municipal em Porto Seguro

Um novo sistema de alimentação escolar foi implantado este ano na rede municipal de ensino de Porto Seguro. De acordo com a superintendente Administrativa e de Gestão da Secretaria Municipal de Ensino, Carla Coelho, o serviço foi terceirizado, com o objetivo de melhorar a qualidade da merenda escolar e, consequentemente, os índices de aprendizado dos alunos. “Criança bem alimentada se desenvolve melhor e acreditamos que isso vai se refletir nos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, afirma Carla Coelho.

Segundo ela, o serviço continua sendo oferecido normalmente nas escolas que não aderiram à greve. Para a Educação Infantil são servidas quatro refeições diárias, incluindo o desjejum, almoço, lanche e ceia. Os alunos da Educação Fundamental recebem o desjejum e o almoço; e para os estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), que estudam no período da noite, é servido o jantar. “Os alunos e seus familiares estão bastante satisfeitos com a qualidade da merenda e o objetivo da gestão é melhorar ainda mais”, salient

A empresa, responsável pela alimentação escolar, disponibiliza dez nutricionistas que acompanham opreparo da merenda nas escolas.

As nutricionistas elaboram os cardápios, que são balanceados de acordo com a necessidade nutricional de cada faixa etária. Os cardápios passam pela aprovação do CAE (Conselho Municipal de Alimentação Escolar).

Entre os ingredientes, proteínas como carne e frango, leite, frutas e variedades de legumes e verduras, adquiridos através da parceria com a agricultura familiar local.

“Outra vantagem da terceirização é que toda a logística de estoque, armazenamento, reparo e distribuição da merenda ficam por conta da empresa. Enquanto isso, a administração municipal pode se dedicar mais a outros processos de gestão pedagógica  e administrativa das escolas, colocando os servidores e familiares dos alunos como fiscais de todo o processo”, finaliza a superintendente.

Fonte: SECOM/ Porto Seguro

destaque
Comentários (1)
Adicionar comentário
  • Irineu santos

    Não é bem assim como relataram para esse jornal, na prática a realidade é outra, as nutricionistas não acompanham o preparo da merenda, elas não estão presentes, elas chegam olham e saem e retornam depois de muito tempo. A preparação da merenda nunca foi feita de acordo com a faixa etária, o mesmo aolimento que é servido as crianças serve também para os adolescentes e para o EJA também, as vezes serve durante a semana inteira carne de soja com macarrão ou frango desfiado com arroz ou com macarrão, pouca verdura e pouca fruta e de vez em quando, tem dia que só tem arroz, feijão e farofa de ovos.