Pajé da Aldeia Pataxó Novos Guerreiros de Porto Seguro lança livro que conta os saberes de seu povo

Sob fortes emoções, foi lançado o livro “Saberes do Mato Pataxó”, da pajé da Aldeia Novos Guerreiros, Japira Pataxó (Antônia Braz Santana), durante evento na quarta-feira, primeiro de março.

O conhecimento sobre o manejo e o poder de cura das plantas de diversos biomas e espaços de cultivo — a Mata Atlântica, a restinga, o brejo, a capoeira e o quintal – são revelados pela autora que, recentemente, foi titulada doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, por reconhecimento de seu notório saber.
Japira Pataxó também assina toda ilustração do livro que conta com desenhos botânicos de plantas medicinais, de paisagens dos espaços de cultivo e até de outros seres (humanos e não humanos), que povoam os jardins ancestrais dos Pataxó.

 

O evento realizado em Coroa Vermelha – Santa Cruz Cabrália – na Escola Indígena Pataxó, teve início com rezos e o cantos – ritual do Awê. Na sequência, foi formalizada a mesa com professores da UFSB e da Escola Pataxó, além é claro, da autora do livro, todos visivelmente emocionados

 

A autora assinou, entregou alguns exemplares, tirou fotos com convidados e agradeceu por aquele momento.
O livro foi organizado pelos ativistas indígenas e doutores em Educação, Ana Boross Queiroga Belisário e Victor André Martins de Miranda, e os exemplares estão sendo vendidos pelos sites: www.teiadospovos.org/editoradateiadospovos/ e https://piseagrama.org/produto/saberes-dos-matos-pataxo/

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário