O Portal de notícias de Porto Seguro

Aparelhos de Raios X doados pela Veracel Celulose ao município, permanecem encaixotados

0

Os equipamentos de raios X doados ao município de Porto Seguro, pela Veracel, há mais de dois anos, e que já foram alvos de denúncia aqui no Jojô Notícias, permanecem nas caixas, armazenados na UPA do Baianão.

A denúncia foi feita em matéria postada pelo nosso site, em 07/03 de 2018, portanto, há seis meses, e teve origem num pronunciamento do vereador Cido Viana na Casa Legislativa, “Dois aparelhos de Raio-X, doados pela Veracel Celulose, estão mofando, a ponto de perderem suas validades, nas UPA’s do Baianão e Arraial D’ajuda”, disse o vereador à época.

O descaso e a negligência perseveram, e como aconteceu naquela ocasião, não tivemos acesso ao local, e o pacto de silêncio, que caracteriza a administração Claudia Oliveira, continua em vigor. Mas, novamente, conseguimos as fotos do insistente absurdo.

Na época, a desculpa para a não instalação dos Raios-X, foi que era necessária a instalação de transformadores adequados por parte da COELBA, para compatibilizar a energia que seria demandada pelos aparelhos. Ocorre que, segundo informações de servidores e da própria COELBA, os transformadores já foram instalados, não restando à concessionária, nenhuma responsabilidade sobre o imbróglio.

É preciso que a Secretaria de Saúde, através do secretário ou da própria prefeita, explique essa situação. Porque não instalam esses equipamentos? A comunidade não precisa deles?

Alegam que não têm dinheiro para a saúde, para a educação e outros serviços de primeira necessidade, obrigatórios pela constituição federal, e quando recebem as doações, criam todo tipo de dificuldades para repassá-las à população.

Volto a repetir: um raio-X de última geração, encaixotado, sem ser instalado há mais de dois anos, é caso de polícia, de promotoria pública.

Quando pensamos que já vimos todos os descasos, fracassos e negligências do governo “pra viver e ser feliz”, nos deparamos com cenas e ações que nos indignam mais ainda.

Trata-se de uma omissão repugnante daqueles que detestam povo, fingem não entenderem a necessidade do serviço, e mentem para se manterem governando e humilhando a população.

Não precisam do serviço, então o povo que se lixe! Que morram nas filas! É apenas mais uma clara demonstração da falta de seriedade e de comprometimento de um governo que agoniza e se esperneia, enquanto aguarda o Xeque-mate do Ministério Público Federal e da Polícia federal, referentes às operações “gênesis e fraternos”, muito em breve.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.