O Portal de notícias de Porto Seguro

Deputado Alexandre Ramagem, condenado na “trama golpista” deixa o Brasil com passaporte cancelado

0

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) deixou o Brasil há pouco mais de um mês acompanhado da esposa e das filhas, de acordo com informações publicadas pelo jornalista Guilherme Amado, do Portal Platô. O parlamentar, que estava impedido de sair do país por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), seguiu de carro até uma nação vizinha e de lá embarcou em um voo comercial com destino aos Estados Unidos.

A saída do território nacional ocorreu mesmo após o STF determinar o cancelamento de seus passaportes. De acordo com o portal R7, Ramagem utilizou um passaporte diplomático para passar pela fronteira e, posteriormente, embarcou no voo internacional utilizando o documento comum que havia sido cancelado, sem ser barrado. Conforme o entendimento de autoridades, um passaporte cancelado só geraria alerta em sistemas de outros países se houvesse um mandado de prisão em aberto e uma difusão vermelha da Interpol ativa contra o indivíduo.

Embora as autoridades já considerem a ação uma fuga, Alexandre Ramagem ainda não é oficialmente considerado foragido. A decisão final sobre sua condenação, que é de 16 anos, um mês e 15 dias de prisão pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de estado, só deve ser publicada nas próximas semanas. Caso a condenação se mantenha, o cumprimento da pena deve ser imediato.

Deputados federais da bancada do PSOL-RJ informaram na quinta-feira (19) que pediram ao STF a decretação da prisão do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), pela suposta fuga.

Atualmente, o deputado recorre da condenação na fase de embargos de declaração. Ramagem está de licença médica da Câmara dos Deputados desde o mês de setembro.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.