Câmara de Vereadores de Porto Seguro realiza sessão com presença de estudantes e debates sobre educação, saúde e obras
Na manhã desta quinta-feira (2/10), a Câmara de Vereadores de Porto Seguro realizou mais uma sessão ordinária marcada por debates em torno da educação, da saúde e das obras em andamento no município. O encontro contou com a presença de um grande número de alunos do Colégio Estadual (CIEP), convidados pelo vereador Bolinha, e que foram calorosamente saudados pelos parlamentares.
Participação dos estudantes
Na abertura do Pequeno Expediente, o vereador Tiago Maciel destacou a importância da presença dos jovens no Legislativo e reforçou o convite para a corrida infantojuvenil que será realizada no dia 11 de outubro, no bairro Baianão. A atividade faz parte das comemorações pelo Dia das Crianças e contará com a participação de centenas de meninos e meninas, entre 5 e 16 anos, que concorrerão ao sorteio de 500 bicicletas.
O vereador Bolinha, anfitrião da iniciativa, agradeceu ao professor Fabiano pela coordenação dos estudantes e frisou a importância da aproximação da juventude com o Poder Legislativo: “Vocês são o amanhã e o nosso futuro”, afirmou. Bolinha também aproveitou para denunciar problemas no transporte escolar, relatando o caso de uma kombi sucateada que estaria atendendo estudantes no distrito de Caraíva.
Educação em pauta
O vereador Lucas Barreto ressaltou as reformas em andamento em unidades escolares, citando melhorias no Colégio Cantinho da Paz e nas escolas Chico Mendes e Cantinho da Paz, que receberam novas estruturas e reformas nas quadras. Já o líder de governo, Rodrigo Borges, também destacou as intervenções em escolas da região, como no Colégio Manoel Ribeiro Carneiro (Vale Verde) e nos colégios Santa Maria e São Miguel. Borges solicitou ainda os vídeos citados por Bolinha sobre o transporte e merenda escolar, afirmando que o governo dará as devidas explicações públicas.
Saúde e prevenção
A campanha Outubro Rosa foi lembrada por diversos vereadores. Lucas Nascimento e Lívia Bittencourt ressaltaram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Lívia destacou sua atuação para trazer o tratamento com quimioterapia para Porto Seguro e anunciou tratativas, com apoio do deputado federal Valmir Assunção, para viabilizar o tratamento com radioterapia no município. A vereadora também informou contatos com o ministro Alexandre Padilha e com o governador da Bahia visando a implantação do CAPS-3 e do Centro POP-Litoral Sul.
O vereador Dr. Anderson reforçou a relevância da campanha, lembrando que o câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres no país. Citando dados do INCA, ele alertou para os 73.600 casos registrados em 2022, que resultaram em 16 mil mortes femininas e 280 masculinas.
Obras e gestão pública
O vereador Robinson Vinhas elogiou a retirada do IGH da gestão do Hospital Regional, decisão recente do Governo do Estado, além de destacar os avanços na construção da ciclovia municipal.
O presidente da Casa, Dilmo Santiago, também saudou os estudantes presentes e parabenizou Bolinha pela iniciativa. Dilmo anunciou que, no próximo dia 9 de outubro, será realizada a primeira sessão itinerante da Câmara, na Escola Municipal Professora Rita de Cássia, no bairro São Pedro, em Arraial d’Ajuda, a partir das 19 horas. O presidente ainda esclareceu sobre o adiamento do início das obras do Colégio Alto dos Vilas, motivado por ajustes na área destinada à construção. Segundo ele, a obra terá início nos próximos dias: “O bairro do Alto dos Vilas, que hoje tem mais de 10 mil moradores, merece essa escola no seu coração. Este é um compromisso dos vereadores do Litoral Sul e da administração Jânio Natal”, destacou.
Ao final, os vereadores também se parabenizaram pelo Dia do Vereador, comemorado em 1º de outubro, ressaltando o papel do Legislativo como linha de frente na defesa da população.