Nesta segunda-feira (2/12), o Ministério das Comunicações doou 25 computadores para a criação de laboratórios de informática para atender os três mil habitantes da comunidade Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA). A entrega faz parte do programa Computadores para Inclusão e foi realizada para o Movimento Indígena da Bahia (MIBA).
“Celebramos a entrega desses equipamentos como mais um passo na valorização e no empoderamento da comunidade Pataxó. Reafirmo o compromisso do Ministério das Comunicações em continuar trabalhando lado a lado com vocês, desenvolvendo políticas públicas que promovam inclusão, sustentabilidade e respeito à diversidade cultural”, afirmou Sônia Faustino, secretária-executiva da pasta.
A aldeia Coroa Vermelha é uma das mais emblemáticas comunidades da etnia Pataxó no Brasil. É situada em um território demarcado e homologado, dedicado à preservação cultural, histórica e ao fortalecimento da identidade indígena.
“Esses equipamentos carregam um compromisso com a sustentabilidade, com a educação e com a democratização do acesso à tecnologia. Buscamos fazer com que a tecnologia seja uma ponte para o futuro, ampliando horizontes e conectando pessoas”, completou Faustino.
A chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério das Comunicações, Ludymilla Chagas, também esteve presente na entrega e destacou ser muito significativo e simbólico estar nesse território pataxó. “Assumimos o compromisso de não deixar ninguém para trás e fazemos questão de ir ao território, fazer a escuta ativa e colher as principais demandas de quem realmente sente as dores. Essa entrega pactua e segue o compromisso de instrumentalizar e de pensar em todas as pessoas nesse caminho que é a transformação digital”, afirmou.
A aldeia conta com um shopping e museu indígenas, além de lojas de artesanato, proporcionando experiências culturais únicas. Essas atividades turísticas não apenas divulgam a herança dos Pataxós, mas também fomentam a economia local e contribuem para a autonomia financeira da comunidade. Em média, quatro mil pessoas visitam a aldeia na alta temporada.
“Nós agradecemos o apoio do Ministério das Comunicações ao atender as famílias da nossa aldeia. Os computadores irão melhorar a vida dos nossos jovens e nos colocar cada vez mais no mundo digital”, celebrou o cacique Zeca Pataxó, líder da comunidade.
A chegada dos equipamentos também agradou Ubiranan Pataxó, liderança jovem da comunidade. “Temos muitos indígenas que ainda não sabem mexer com computador. Com a doação, será possível capacitar nossos jovens e melhorar os recursos das nossas comunidades indígenas”, frisou.
A doação dos computadores cumpre com a finalidade de promover a inclusão digital e o acesso à tecnologia para os Pataxós, além de contribuir para o desenvolvimento educacional e social da comunidade.
A entrega foi feita por meio do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC), numa parceria do Ministério das Comunicações.
Computadores para a Inclusão
A iniciativa faz parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, que destina máquinas que não seriam mais utilizadas em órgãos públicos para pontos de inclusão social em todo o Brasil, após passarem pelos centros de recondicionamento de computadores (CRCs), onde são recuperados por alunos de cursos de capacitação profissional na área. Com isso, os equipamentos são levados para pontos em todo o Brasil, como escolas e associações.
O “Computadores para Inclusão” já doou 50,2 mil equipamentos para 3,7 mil pontos de inclusão digital em 1 mil municípios. Mais de 215 cursos foram oferecidos nos atuais 25 CRCs, capacitando mais de 46,7 mil alunos para a era digital.
Fonte: Ministério das Comunicações