Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas se encerra com uma caminhada em Porto Seguro
A semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, que acontece desde 2017 em todo o país, teve seu encerramento em Porto Seguro na sexta-feira, 25 de agosto. A APAE local organizou uma caminhada pelas ruas centrais da cidade, com a participação de alunos, professores, familiares e voluntários, para chamar a atenção para a questão da inclusão social e dos direitos das pessoas com deficiência.
Segundo Carmem, diretora da APAE de Porto Seguro, o objetivo da semana é mostrar como uma pessoa deficiente, um cadeirante vê questões como mercado de trabalho e a sociedade em si. Ela afirma que é preciso sensibilizar as pessoas para que elas reconheçam o valor e o potencial das pessoas com deficiência, e que elas possam ter acesso à educação, à saúde, à cultura, ao lazer e à cidadania.
A caminhada contou com faixas, cartazes, balões e músicas que expressavam as reivindicações e as conquistas das pessoas com deficiência, além da presença de pessoas com deficiência e dos alunos da APAE, que demonstraram seus talentos e habilidades.
A caminhada terminou na sede da APAE, na Rua Oscar Oliveira, em frente ao CENOE, área central da cidade, onde foi realizado um ato público em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
A semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla é uma iniciativa da Federação Nacional das APAEs, que busca promover a conscientização e a mobilização social sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A semana é celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, que é comemorado no dia 21 de setembro.
Veja os vídeos abaixo: