O Portal de notícias de Porto Seguro

Jânio Natal consolida prestígio político após resultado das eleições no 2º turno em Porto Seguro

0

O Prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, uma das lideranças políticas mais cobiçadas da Bahia, cuja trajetória política deixa boquiabertos seus adversários na região; afinal, desde 1º de janeiro de 1989, ponto de partida  de sua brilhante carreira política, com 33 anos de mandatos ininterruptos; quando se elegeu para vereador na capital do Estado (Salvador), o atual mandatário de Porto Seguro deu sequência ao seu périplo político, traçando um histórico de vida política irrepreensível; sendo deputado estadual por duas vezes; deputado federal; prefeito de Belmonte por duas vezes e finalmente, prefeito de Porto Seguro, por duas vezes.

Uma jornada política que lhe permite ser cobiçado por partidos e candidatos em diversas esferas de poder, do que sair à procura de apoios; a não ser ao do povo, com quem estabeleceu uma relação de lealdade, compreensão e respeito mútuos.

Desta forma, o prefeito Jânio Natal pôde apresentar e apoiar os candidatos do seu partido (PL) na cidade de Porto Seguro, desde governador, João Roma, passando pela senadora, Raíssa Soares; o federal, Jonga Bacelar e os candidatos a deputados estaduais, Raimundinho da JR; assim como candidatos do arco de aliança que seu partido formalizou, contabilizando números de votos impressionantes. Vejam abaixo:

 

– RAIMUNDINHO JR – 9.239 Votos

– CORONEL FRANÇA – 2930

-SAMUEL JR – 2.904 Votos

– VITOR AZEVEDO – 2.103 Votos

– KATIA BACELAR – 1.615 votos

TOTAL: 18.791 VOTOS.

Tudo isso sem contar os votos para os candidatos J. Batista (467), Niltinho (371), Marivaldo Santiago (616), Robinho (251), Dr. Diego Castro (827), todos do grupo do prefeito; além da votação esplêndida e inédita da candidatura ao Senado de Doutora Raissa Soares (PL), que liderou as escolhas do município, com 28.919 votos

Para o cargo de governador da BA, ACM Neto (UNIÃO) que recebeu o apoio de Jânio Natal no 2º turno, praticamente triplicou seus votos em Porto Seguro (BA). Foram 41.534 votos (55,25% do total da cidade). Seu adversário, Jerônimo (PT), teve a preferência de 44,75% dos eleitores e registrou 33.639 votos. Até mesmo o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, embora tenha perdido a eleição no município, teve a sua margem de voto aumentado no 2º turno, após o empenho e engajamento do prefeito na disputa; passando de 30 mil votos no 1º turno para 33 mil votos no 2º turno.

Os números dizem por si só. A dobradinha derrotada na última eleição para prefeito no município -pelo próprio Jânio Natal -, a “fraterna” Clàudia Oliveira e o playboy Uldurico Jr, candidatos a estadual e federal, respectivamente, comemoraram o fato de terem sido majoritários nos votos recebidos no município; o que é uma meia-verdade; como não existe meia verdade, é uma lorota mesmo.

Como candidatos, concorriam solitários na seara da oposição, diferentemente do prefeito, que prestou seu apoio e prestígio a vários candidatos, como demonstrado acima.

A “fraterna” Cláudia Oliveira obteve 16.520 votos (23,4%) e os candidatos apoiados por Jânio obtiveram 18.791 votos, um percentual de (26,64%). Portanto não passa de falácia, “canto da sereia”, dizer que foi majoritária. Sua eleição não passa de um acaso político bem financiado e patrocinado pelo governo do Estado, além do derrame de dinheiro desviado dos cofres públicos das cidades de Eunápolis e Porto Seguro.

Quanto ao deputado playboy, Uldurico Jr., penso que lhe faltou sorte e perspicácia na escolha do partido para concorrer ao mandato. Mesmo com uma boa votação e a permanente “colher de chá” do seu arauto na cidade, o surrado e inelegível radialista Ubaldino Jr., além da fortuna que a família costuma despejar em suas campanhas políticas, não logrou êxito, denotando sinais explícitos da decadência da família e seu grupo político.

Durante a campanha eleitoral , o prefeito Jânio Natal mostrou sua paixão pela política, sua lealdade aos colegas de partido (PL), ao qual é filiado e com quem coaduna seus ideais políticos e programáticos, mas, acima de tudo, mostrou-se um grande líder democrático, com uma capacidade formidável de organizar e liderar eventos, que reuniram multidões em Porto Seguro, assim como demonstrou seu espírito democrático, respeitando a oposição.

Embora, não estar acostumado a derrotas políticas, Jânio encarou o resultado desfavorável com naturalidade, grandeza e altivez, aceitando o resultado das urnas e ciente de que os interesses de Porto Seguro se sobrepõe a políticas rasteiras de perseguição e isolamentos.

Passado o alvoroço e a paixão, que despertam as eleições no país, a vida segue seu rumo normal, e o prefeito continua surfando na sua popularidade, respaldado por uma administração justa, equilibrada e sabiamente cobiçada por gestores eleitos e até mesmo aqueles que desejam iniciar ou trilharem o difícil e bem sucedido caminho do prefeito Jânio Natal.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.