O Portal de notícias de Porto Seguro

“Ninguém fechará esta corte. Nós a manteremos de pé, com suor e perseverança”, disse o presidente do STF, Luiz Fux

0

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ministro Luiz Fux fez um pronunciamento duro e incisivo, nesta quarta-feira, (08/09), em resposta ao discurso do Presidente Jair Bolsonaro que, nas manifestações convocadas por ele, nas cidades de Brasília-DF e São Paulo-SP, reiterou ataques aos ministros do STF e do TSE de forma desmedida e sem precedentes, após a retomada da democracia  no país.

Em seu discurso no 7 de setembro, Bolsonaro voltou a atacar o sistema eleitoral, o inquérito das fake-news, conduzido pelo Ministro Alexandre de Moraes, que o indiciou, e afirmou que não acatará nenhuma decisão do ministro

Ao declarar abertamente que não cumprirá “qualquer decisão” de Moraes, Bolsonaro comete crime de responsabilidade por desrespeitar os outros Poderes, é a opinião de diversos juristas, corroborada pelo presidente do STF, Luiz Fux, no pronunciamento desta tarde.

Fux foi mais além em suas críticas: “Povo brasileiro, não caia na tentação das narrativas fáceis e messiânicas, que criam falsos inimigos da nação” e pediu que a população esteja atenta a “falsos profetas do patriotismo”, que colocam o povo contra o povo.

Segundo o ministro, o verdadeiro patriota “não fecha os olhos para os problemas reais e urgentes do Brasil”. Ontem, em seu discurso, Bolsonaro não citou a pandemia, o desemprego nem a crise hídrica.

Mais cedo, também em pronunciamento, o Presidente da Câmara Federal, Deputado Arthur Lira, se referiu ao discurso de Bolsonaro como mais uma bravata, mas eximiu-se de defender as ações do STF. “Não há mais espaço para radicalismos e excessos no país”, em referência aos atritos entre o judiciário e o executivo”

Em recado ao chefe do poder Executivo, o deputado subiu o tom e declarou que “a Constituição jamais será rasgada” e que é hora de dar “um basta nas escaladas” conflituosas. Por outro lado, também enviou um sinal de apaziguamento e se disse aberto a conversas a fim de tentar acalmar os ânimos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.