O Portal de notícias de Porto Seguro

Ford anuncia fechamento de fábrica encerrando uma história de cem anos no país

0

A montadora de automóvel Ford do Brasil anunciou, nesta segunda-feira (11/01) o encerramento de suas atividades de produção de automóveis no país

Alegando queda na venda de veículos, pandemia e alta do dólar, a empresa comunicou que sua produção será encerrada imediatamente nas unidades de Camaçari (BA) e Taubaté (SP), mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller em Horizonte (CE) continuará operando até o quarto trimestre de 2021.

No País, a empresa também manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo.

Em nota, a empresa disse ainda que irá trabalhar em colaboração com os sindicatos e outros parceiros no desenvolvimento de um plano justo e equilibrado para minimizar os impactos do encerramento da produção.

“Nosso dedicado time da América do Sul fez progressos significativos na transformação das nossas operações, incluindo a descontinuidade de produtos não lucrativos e a saída do segmento de caminhões”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais.

“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro.”

Analistas avaliam a perda imediata de cerca de 5000 postos de trabalho e o temor maior é que outras montadoras sigam o mesmo caminho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.