Indígena Pataxó é baleado em Barra Velha, aldeia de Porto Seguro

Um indígena foi baleado nas costas, em uma propriedade rural ocupada em Barra Velha, na cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu na terça-feira (30), um dia depois que os Pataxó chegaram no local, na segunda (29). Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

Ainda conforme a PM, os indígenas contaram que um grupo de homens chegou no local atirando contra eles. Ninguém foi preso.

Além do homem que foi baleado durante a ação, um outro indígena desapareceu. Após buscas, ele foi encontrado na quarta-feira (31) à noite, escondido em uma região de mata.

Os tiros aconteceram na mesma noite em que o Projeto de Lei 490, conhecido como marco temporal das terras indígenas, foi votado na Câmara de Deputados em Brasília.

A ocorrência foi registrada nas polícias Civil e Federal. Na quarta-feira (31), a coordenação do Movimento Indígena da Bahia encaminhou uma carta com um pedido de ajuda ao Ministro da Justiça, Flávio Dino. No material, eles pedem que a Polícia Federal assuma as investigações de conflitos na região.

O Movimento também pediu uma audiência com o ministro, para discutir a segurança do território junto com uma comitiva de lideranças indígenas.

Crimes contra indígenas na Bahia

Segundo o Movimento, quatro indígenas foram assassinados em Barra Velha em 2023. A região é palco de disputa entre indígenas e fazendeiros há anos e, em 2022, uma força tarefa da Secretaria de Segurança Pública foi instaurada para manter a segurança.

Em 2022, ao menos seis indígenas foram mortos no sul e no extremo da Bahia. Dos seis casos, dois aconteceram em Porto Seguro, na localidade de Ponta Grande e na Aldeia Novos Guerreiros.

A Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, chegou a criar um gabinete de crise para acompanhar conflitos na Bahia.

Por Informações: G1 Bahia

 

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário