Quando pensamos que já vimos todos os descasos e negligências do governo “pra viver e ser feliz”, nos deparamos com cenas e ações que nos indignam mais ainda.
O vereador Cido Viana denunciou o fato: “Dois aparelhos de Raio-X, doados pela Veracel Celulose estão mofando, a ponto de perderem suas validades, nas UPAS do Baianão e Arraial D’ajuda”.
A reportagem do Jojô Notícias, considerando o absurdo da denúncia, e o desprezo das autoridades de saúde com a população, se dirigiu à UPA do Baianão para verificar a veracidade dos fatos.
Mesmo sendo barrada e impedida de registrar o descalabro, nossa reportagem conseguiu as fotos do aparelho, ainda nas caixas, e sem a menor previsão de quando serão instalados, já que a Sra. Rúbia, enfermeira chefe e responsável pela unidade, assim como outros funcionários, não souberam e não têm autorização para prestarem quaisquer informações sobre o funcionamento da unidade de saúde.
Parece que há um pacto de silêncio em vigor nessas unidades, nos moldes de facções criminosas, que proíbe funcionários de se manifestarem para a imprensa. Toda vez que procuramos essas UPAS, não temos as informações que solicitamos. A alegação é sempre a mesma: Só a Secretaria pode informar.
No caso dos raios-X, e de acordo o que apuramos, os mesmos ainda não foram instalados porque dependem também da instalação de um transformador pela COELBA, para que entrem em operação.
Santa paciência! Fosse essa necessidade em um bairro ou condomínio nobre da cidade e teríamos este raio-x funcionando plenamente.
Uma desculpa mais que esfarrapada. Uma vergonha mesmo. Verdadeiro descaso daqueles que detestam povo e mentem para se manterem governando e humilhando a população. Não precisam do serviço, então o povo que se lixe! Que morram nas filas!
Alegam que não têm dinheiro para a saúde, para a educação e outros serviços de primeira necessidade, obrigatórios pela constituição federal, e quando recebem as doações, criam todo tipo de dificuldades para repassá-las à população.
Um raio-X de última geração, encaixotado, sem instalar há dois anos, porque a COELBA não instalou um transformador, é caso de polícia, de promotoria pública.
Será que a Secretária de Saúde e até mesmo o prefeito não entendem a necessidade do serviço?
Este sim é um assunto de audiência pública. Em vez de convocar funcionários de sua secretaria para baterem palmas para ações paroquiais e números mirabolantes, que nem eles entendem; Convoque o povo, o Ministério Público para justificar essa omissão. Convide-os a exercerem pressão sobre a COELBA para resolverem esta situação. É isso que se espera de uma gestão séria e compromissada com o povo.
A tentativa de ocultar, não somente a informação, mas também o equipamento pegou muito mal.
O sigilo sobre o assunto gera especulações de que o aparelho jamais será instalado e aparenta está aguardando apenas, o momento certo de ser transferido para uma clínica particular.
Veja galeria de fotos abaixo: