Prefeitura organiza exército de combate em cruzada contra a dengue no município de Porto Seguro

“Estamos realizando um intenso trabalho de prevenção e combate aos focos do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, zika e chikungnya em todos os bairros”, destacou o Secretário de Saúde, Paulinho Toa Toa.

Todo o empenho das equipes de agentes de endemias tem surtido efeito e atualmente essas doenças estão controladas em Porto Seguro.

Mas a sua participação continua sendo fundamental para evitar a proliferação do mosquito, não deixa água parada nos recipientes em sua residência, caixas d’água devem estar vedadas com tela, pneus e garrafas não utilizados devem estar armazenados longe de locais onde possa cair água de chuva, tarefas simples que podem bloquear a reprodução.

Em nosso município, a dengue permanece sob controle e, para continuar assim, todo mundo tem que seguir junto no combate ao mosquito!

A Médica de Saúde da Família da Secretaria de Saúde de Porto Seguro, Silvyara Normília, esclarece algumas dúvidas sobre a doença, e pede atenção quanto aos sintomas e quais medicamentos devem ser evitados.

Sintomas 🤒

Os principais sintomas são febre alta, dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

💊 Medicações que devem ser evitadas:

❌ Anti-inflamatórios

❌ AAS

❌ Ibuprofeno

❌ Torsilax

❌ Voltaren

🏥 Caso apresente os sintomas citados, procure a Unidade de Saúde mais próxima.

💦🦟 Para diminuir a proliferação do mosquito da dengue é importante eliminar qualquer depósito de água parada dentro de casa ou no quintal. A prevenção deve ser direcionada à eliminação das larvas já no nascedouro, evitando desta forma o acúmulo de água em qualquer recipiente

.

E nesta quinta-feira (7/03) o “faxinaço” está de volta, pessoal! Vamos realizar uma grande ação de limpeza com foco especial no controle de endemias.

Contamos com a colaboração de todos os moradores do bairro Paraguai para fazer o descarte correto de materiais em desuso que podem se tornar criadouros de mosquitos.

Limpe seus quintais, remova objetos inúteis e coloque todo entulho na rua. Nossa equipe estará passando para recolher tudo.

Juntos, vamos deixar nosso bairro mais limpo e seguro!

📲Compartilhe

https://www.instagram.com/p/C358VRTOZl7/?igsh=cWJzMDJ1bGs4cDA2

Por Informações: ASCOM- Prefeitura de Porto Seguro

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário