A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro anunciou, nesta terça-feira, (25/04), a disponibilidade de vacinas bivalentes contra a Covid para pessoas com 18 anos ou mais.
A vacina bivalente é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.
Segundo o informe técnico operacional divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta primeira fase, seriam imunizadas as pessoas acima de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), pacientes imunocomprometidos e comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Em seguida, seriam imunizadas as pessoas com mais de 60 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência e população privada de liberdade. Estados e municípios podem definir seus próprios calendários.
Entretanto, com os baixos índices pela procura da vacina (apenas 16% da população alvo haviam procurado os postos para vacinação), o governo federal resolveu ampliar o alcance de pessoas para se vacinarem.
O objetivo do reforço com a bivalente é expandir a resposta imune específica à variante ômicron e melhorar a proteção da população.
A meta é vacinar 90% da população-alvo.
Esquema vacinal
Para se vacinar, é necessário ter tomado pelo menos 2 doses das vacinas Coronavac, Janssen, Pfizer ou Astrazeneca e respeitar o intervalo mínimo de 4 meses da última dose recebida.
A ideia é dar a bivalente para quem já tem pelo menos duas doses, segundo Éder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreviníveis. Ou seja, quem só tomou uma dose até agora, vai ter que tomar ainda a segunda dose da primeira versão da vacina para estar apto a tomar a bivalente.
Vá a uma unidade de saúde, levando o documento de identificação, cartão SUS e cartão de vacina.