Bairro Cambolo, em Porto Seguro, vive 1º dia de Lockdown

Iniciado à zero hora desta quinta-feira (16), o Cambolo, bairro mais antigo de Porto Seguro e um dos mais populosos, tem a amarga experiência de passar por um lockdown.

Adotado por países como China, Espanha, Itália e Alemanha, a medida chamada lockdown é uma expressão em inglês que significa confinamento ou fechamento total. É o método mais radical imposto por governos para que as pessoas cumpram o período de distanciamento social.

lockdown consiste em fechar uma região, interditando vias, proibindo deslocamentos e viagens não essenciais. Cada governante decide de que forma será feito esse fechamento. Além disso, serviços considerados essenciais poderão continuar funcionando.

Ou seja, se um governante impõe um lockdown, na prática a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transportar doentes ou realizar serviços de segurança.

O descumprimento da medida pode acarretar multas e até mesmo pena criminal. Para poder passar pelos controles, as pessoas precisam, por exemplo, de declarações de suas empresas que atestam que elas desempenham uma atividade essencial. No Maranhão, por exemplo, onde foi decretado um lockdown, isso se fez em um formulário online.

Aqui em Porto Seguro, em função do aumento expressivo de casos de COVID-19, os bairros Cambolo e Parque Ecológico, de acordo avaliação do Comitê de Acompanhamento da Doença, se fizeram necessária a adoção da medida. Só podem funcionar nesses bairros os serviços essenciais, tais como: supermercados, padarias, açougues e farmácias.

“Por enquanto, são medidas regionalizadas e a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da vigilância sanitária e epidemiológica entrou com ações de conscientização da população, distribuição gratuita de máscaras, medição de temperatura e carro de som com vinheta de informações de alerta aos moradores”, diz o comunicado da prefeitura postado em redes sociais.

No bairro Cambolo a medida passou a valer desde a zero hora desta quinta-feira (16),e no Bairro Parque Ecológico entrará em vigor a partir da zero hora da próxima quarta-feira (22)

Como está sendo o bloqueio:

– Da zero hora do dia 16 à zero hora do dia 20 de julho.

– Só podem funcionar serviços essenciais.

– O único acesso de entrada fica na Rua do Contorno, entre a distribuidora da Coca-cola e o 8° Batalhão de Polícia Militar.

– Com comprovação de necessidade, como trabalho, consulta médica, por exemplo, os moradores poderão sair e retornar ao bairro.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário