Adesão de Porto Seguro à Policlínica Regional foi um marco significativo para a saúde do município

A adesão do município de Porto Seguro à POLICLINICA da micro região de Eunápolis, em outubro de 2023, representou um marco significativo para a saúde pública da região. Segundo o Superintendente de Saúde, Kerrys Ruas, ouvido pela nossa reportagem, nesta terça-feira, (05/12), desde então, decorridos dois meses de inserção no consórcio, mais de 1000 encaminhamentos de exames, consultas e microcirurgias foram realizados, proporcionando um atendimento de qualidade e acesso a tratamentos especializados para a população local.

O subsecretário não economizou elogios ao prefeito Jânio Natal (PL) que, através do Secretário de Saúde Paulinho Toa Toa (UB) souberam avaliar o momento e as condições favoráveis ao município para  a adesão à Policlínica. “O prefeito, além de demonstrar sensibilidade e empatia, deixou claro sua capacidade como gestor, consumando uma decisão acertada em seu momento e em seus objetivos”, destacou Kerrys.

Quando a POLICLINICA de Eunápolis foi fundada em 2021, a adesão de Porto Seguro não era viável do ponto de vista financeiro, devido ao alto valor que seria pago pelo município, conforme avaliações dos técnicos municipais de saúde. No entanto, após dois anos de operação, a realidade se transformou, os valores foram reduzidos, o transporte é gratuito, as marcações são realizadas nos próprios postos, e agora Porto Seguro detém mais de 42% dos atendimentos realizados na policlínica, sendo o município do consórcio com maior participação no rateio, tanto nos atendimentos de saúde como no repasse financeiro.

A adesão de Porto Seguro à POLICLINICA representou uma mudança significativa para os pacientes, que antes precisavam recorrer ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD) em cidades como Salvador, Itabuna e Ilhéus, enfrentando altos custos com deslocamento e hospedagem. Agora, tratamentos de nefrologia, reumatologia dentre outras especialidades médicas pode ser realizados no próprio município de Eunápolis, proporcionando mais comodidade para a população e economia para o município.

A POLICLINICA se mantém com um orçamento mensal em torno de 1 milhão, que é rateado em 50% pelos municípios consorciados, 50% pelo Estado da Bahia e ainda um complemento do governo federal que varia mês a mês. A adesão de Porto Seguro demonstra o sucesso do modelo de consórcio para a gestão de serviços de saúde, proporcionando um impacto positivo na qualidade de vida e acesso a tratamentos para a população.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário