Câmara Municipal de Porto Seguro está renovada para a próxima legislatura?

Sim, teremos caras novas na Câmara Municipal de Porto Seguro, vereadores que estrearão no Legislativo no dia primeiro de janeiro. Lideranças jovens, como Vinícius Parracho (DEM), que conseguiu ser o terceiro mais bem votado (1.730 votos), já põe os pés na Casa Legislativa, cercado de grande expectativa, por representar votos de muitas cabeças pensantes daqui.

Outra estreante é Lia Arigatô (Avante) da Voz dos Bichos que chega com a chancela de muita luta em defesa dos animais, levantando a bandeira de um trabalho social que exerce há tempos no município. É, claramente, o caso de uma pessoa que está na política, não como forma de sustento, mas na vontade de fazer mesmo a diferença. Ela obteve 648 votos.

A ONG Protetora d’Ajuda, em sua página do Facebook, parabenizou ambos e revelou até que Lia estaria a dispor de seu próprio salário de vereadora em prol de sua causa: ”a tesoureira da voz dos bichos Lia foi eleita como vereadora e prometeu gastar o seu salário 100% em nossa luta pelos bichos. O advogado da Ong, Vinicius Parracho, focado em meio ambiente e em melhorar o Arraial d’Ajuda também foi eleito. Com estes vereadores temos a boa perspectiva em conseguir um castramovel (aprovado na câmara em 2019) e multas pelas lojas que vendem fogos artifícios com barulho ( lei aprovada em agosto 2020). Parabéns!”.

Muito conhecido, o radialista Charles Senna (Pros), muito bem votado na última eleição e só não conseguiu ser eleito devido à engenharia das coligações partidárias, à época; Enfim, chega em seu primeiro mandato, sendo o quinto mais bem votado (1.428 votos).

Além dos três, estréiam: Doutor Anderson (Podemos), o segundo mais votado (1.745 votos); Saulo da Distribuidora (Avante; 1.426 votos); Reinaldo Farofa (Podemos; 1.315 votos); Pepo da Van (Podemos; 1.221 votos); Eduardo Tocha (PMB; 810 votos); e Lucas Barreto (PMB; 783 votos).

Dos 17 vereadores atuais, apenas seis conseguiram ser reeleitos. São eles: a atual presidente da Câmara, Ariana Prates (PL; 1. 110 votos); Van Van Lage (PSD; 1.939 votos), que pela segunda vez consecutiva é o vereador mais bem votado; (Kempes Neville, o Bolinha (PSC; 1. 547 votos); Ronildo Vinhas, o Nido (PSD; 1.154 votos); Robson Vinhas (PC do B; 958 votos); e Dilmo Santiago (PL; 651 votos).

Dois vereadores eleitos retornam ao Legislativo: Roló (PSC; 1.267 votos) e Nilsão (Pros; 814 votos).

A nota ruim foi mais uma eleição que Porto Seguro perde a oportunidade de aumentar o número de mulheres na Casa Legislativa, se mantendo no número baixo de apenas duas vereadoras eleitas, representada mais uma vez por Ariana Prates, que agora recebe a companhia de Lia Arigatô.

Enfim, são nove estreantes, seis que continuam e dois que retornam, então o porquê da pergunta no título dessa matéria: houve renovação? Sim, mas ao mesmo tempo, tem muitas caras conhecidas. Cabe agora, como se enxerga o copo: meio cheio ou meio vazio?

Veja abaixo quais vereadores foram eleitos por legenda:

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário