Vereadores demonstram cansaço em sessões enfadonhas e falta de quórum prejudica projetos de toda ordem

A sessão da Câmara de Vereadores de Porto Seguro que aconteceu nesta terça-feira, (5/07) foi caracterizada pelo embate entre os vereadores Bolinha e Roló sobre o quórum das sessões que, variavelmente, tem prejudicado votações importantes, pela ausência, cada vez mais freqüente dos edis.

A questão foi levantada pelo vereador Bolinha quando o vereador Roló comunicou ao presidente da sessão, Robinson Vinhas, que iria se ausentar, por ter questões pessoais para resolver, Bolinha, então, levantou uma “questão de ordem”: “Sr. Presidente, estamos precisando fazer algo urgente nesta Casa para resolvermos essa questão da freqüência dos vereadores às reuniões; tá ficando feio isso. Quando conseguimos iniciar uma sessão, não conseguimos terminar, por falta de quórum”, provocou o vereador Bolinha.

 

Como a manifestação do vereador deu-se no momento da saída do vereador Roló, o mesmo fez questão de rebater: ”Se você está incomodado que saia; todos os vereadores que estão aqui sabem dos seus compromissos. Sou um dos vereadores mais presentes nas sessões. O vereador tem a liberdade de ação”, desabafou Roló.

Em seguida, o vereador Nilsão completou: “E nesta semana teremos duas sessões, lembrou o vereador”.

Dois projetos do executivo Municipal deixaram de ser apreciados, por falta de quórum, por tratar-se de matérias que exigiam o voto de 2/3 dos vereadores (12). Neste momento estavam ausentes os vereadores: Ariana Prates (presidente da Casa), Van Van (1º secretário), Nido, Dilmo Santiago (presidente já eleito para o biênio 2023/24), Charles Sena e Saulo da Distribuidora.

Projetos de Lei de outorga de Título de Cidadão Honorário, de autoria dos vereadores, também foram prejudicados pelo mesmo motivo citado acima.

A sessão foi encerrada após a leitura, em bloco, de requerimentos e indicações, e marcada uma nova sessão para a próxima quinta-feira, (7/07).

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário