O deputado federal Neto Carletto (Avante-BA) se reuniu na manhã desta segunda-feira (14/04) com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Roberto Alcântara, para tratar da urgente necessidade de reforma da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada na BR-101, entre os municípios de Itapebi e Eunápolis.
Durante a audiência, realizada na sede regional do DNIT em Salvador, foi confirmado que as obras devem começar até o mês de maio. A estrutura da ponte preocupa autoridades e moradores da região devido ao desgaste acentuado e ao risco de colapso. “A gente está aqui cobrando, lutando e acompanhando de perto a situação da nossa ponte. Essa é uma demanda antiga da população e que precisa de prioridade máxima. É um trecho importantíssimo para toda a Bahia”, destacou Neto Carletto, reforçando a importância da intervenção imediata.
Segundo Roberto Alcântara, o processo licitatório da obra foi concluído em agosto do ano passado, e o projeto executivo da reforma já está em fase final de análise técnica em Brasília. “A empresa já está mobilizada com o canteiro montado no local, realizando o controle do tráfego. Esperamos estar, até o mês que vem, com as obras efetivamente iniciadas”, explicou.
Manutenção no desvio alternativo
Durante o período de execução da reforma, os veículos seguirão utilizando o desvio que passa pela estrada da Veracel. De acordo com Neto Carletto, o DNIT está realizando as manutenções necessárias na via alternativa, com foco nos trechos das BAs que não são pavimentados, para garantir a segurança e fluidez do tráfego. “Estamos trabalhando para promover a devida manutenção naquele segmento das BAs que não são pavimentadas, para garantir um tráfego mais seguro e fluído”, acrescentou o superintendente do DNIT.
A ponte da BR-101 é uma das principais rotas de escoamento da produção e circulação de pessoas no sul e extremo sul da Bahia. A expectativa da população é que, com o início das obras, sejam garantidas mais segurança e melhores condições de tráfego para todos os usuários da rodovia.
Fonte Belmonte News