Requalificação de Profissionais, mutirão oftalmológico e discussões sobre a vacina bivalente são os destaques da saúde em Eunápolis desta semana

As importantes e relevantes ações de saúde no município de Eunápolis prosseguiram nesta semana.

As intervenções tiveram início através do podcast divulgado no início da noite desta terça-feira (07/03) no Instagram oficial da Prefeitura de Eunápolis [@prefeunapolis], onde permanece disponível no feed.

Os convidados desta edição, apresentada por Washington Teixeira, foram o médico infectologista André Baptista e a diretora da Vigilância em Saúde e Katiane Laurentino, momento em que realçaram a importância e necessidade do uso  da vacina bivalente – imunizante contra a Covid-19 e subvariantes Ômicron – que começou a ser aplicada na população eunapolitana nesta semana.

O infectologista, André Baptista frisou sobre a importância do novo imunizante. “A vacina bivalente protege contra o vírus inicial e as subvariantes Ômicron, atualizando o sistema defesa para evitar infecção. Quando olhamos os números do Brasil, vemos o impacto positivo da vacinação: do início da pandemia (março/20) até o Brasil atingir 60% da população vacinada (julho/21), registramos aproximadamente 600 mil mortes no País. Hoje, quase 2 anos depois de atingir os 60%, registramos aproximadamente mais 90 mil mortes, sendo a maioria destes pacientes não vacinados.”

A gestora em Vigilância em Saúde divulgou os dados de pessoas imunizadas em Eunápolis. “Hoje, no Brasil temos 83% da população adulta vacinada com duas doses contra Covid. Já em Eunápolis temos 91% da população. Esse número expressivo é resultado de um trabalho intenso de imunização que a população abraçou e estamos convidando a todos para usufruir também dessa vacina bivalente. Estamos imunizando atualmente pessoas a partir de 70 anos, idosos que vivem em abrigos e imunossuprimidos, que são os mais expostos à doença. Mas, em breve, vamos ampliar a faixa etária e o número de Unidades Básicas de Saúde que ofertarão a vacina”, salientou.

Os profissionais da saúde ainda falaram sobre a queda da cobertura vacinal de outras doenças. “Para termos segurança contra uma doença, precisamos de pelo menos 60% do público-alvo vacinado, mas a vacinação da maioria delas caiu para menos de 50%, correndo o risco do retorno de doenças como o sarampo, poliomielite e difteria. Infelizmente, caso a vacinação permaneça baixa, a população vai relembrar como eram trágicas essas doenças”, alertou o infectologista.

Na quarta-feira, (8/03), as ações se voltaram para os profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que passaram por um processo de requalificação e treinamento que, ao longo do dia, receberam duas capacitações (Primeiros Socorros em Escolas e espaços de recreação infantil e manejo de vias aéreas, unindo teoria e prática sobre entubação, uso de equipamentos e pequenos atos cirúrgicos) para melhor atendimento à população.

“Estamos sempre buscando atualizar nossos profissionais com as capacitações mais modernas para que o serviço que chega até a população seja eficaz e resolutivo. Nossa missão é salvar vidas e não medimos esforços para que isso aconteça”, frisou a diretora do SAMU, Sônia França.

Por fim, nos dias 10 e 11, sexta e sábado, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o terceiro mutirão oftalmológico de 2023, beneficiando cerca de 160 pacientes.

Todos os pacientes tiveram os atendimentos previamente agendados pelo setor de Regulação Municipal e realizaram os procedimentos em diversas Unidades Básicas de Saúde: Rosa Neto; Josélia Borges (Itapoã); José Ramos (Centro); e Wanderley Nascimento (Juca Rosa).

 

“Eu não tinha condições de fazer esse exame oftalmológico e a médica do posto conseguiu pra mim. O atendimento aqui é 100%, a equipe está sempre atendendo muito bem, o posto aqui está de parabéns”, frisou o paciente da UBS Rosa Neto, Givaldo Alves Silva.

Para a secretária de Saúde, Pâmela Dadalto, os mutirões consolidam avanços para a rede de saúde pública. “Realizamos o terceiro mutirão oftalmológico do ano, beneficiando mais 160 pessoas, que terão mais qualidade de vida a partir das consultas e exames. Seguimos avançando na assistência à saúde dos eunapolitanos e fazendo nosso dever de cuidar de gente. Só neste ano já foram 560 pessoas atendidas nos mutirões oftalmológicos”, frisou.

Ascom – Prefeitura de Eunápolis (BA

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário